Respondemos as suas maiores curiosidades sobre o sono

17 de setembro, 2021

Respondemos as suas maiores curiosidades sobre o sono

Há alguns dias abrimos no Instagram do Persono uma caixinha para saber quais eram as maiores dúvidas e curiosidades sobre o sono dos nossos seguidores. E, olha, foram muitas perguntas! Teve de tudo um pouco: sonhos, distúrbios do sono, pesadelos, crianças, sono fracionado… Até o despertador entrou na roda. 

Como o espaço no Instagram não é grande, decidimos trazer para o blog algumas das dúvidas que pintaram por lá, para poder explicar melhor e definitivamente matar as suas curiosidades sobre o sono.

A sua dúvida ainda não foi respondida? Pode ser que você tenha uma surpresa em breve. 👀

Não conseguiu mandar a sua? Em breve vamos abrir a caixinha de novo, fique ligado!

Respondendo as maiores curiosidades sobre o sono dos nossos seguidores

E aí, será que a sua foi respondida?

Por que eu sempre acordo no melhor momento do sono?

Está aí uma frustração que todo mundo conhece bem, não é mesmo? Quem nunca estava super empolgado no meio de um sonho emocionante e… PUM! Acordou. É sofrido. 

Durante o sono REM, o corpo está paralizado mas a atividade cerebral é bem próxima àquela de quando estamos acordados. Devido a essa atividade intensa, o sonho pode nos assustar a ponto de nos acordar. Em outras palavras: a emoção é tão grande, que acaba despertando o seu corpo. 

É por isso que as pessoas às vezes acordam quando sonham que estão caindo, por exemplo.

Essa atividade cerebral intensa também é o motivo da outra teoria: não é que você acorda “na melhor parte” do sonho, é que ao acordar todas as partes parecem ser as melhores porque a narrativa foi construída durante o sono REM, que por si só cria sonhos mais lúcidos e vívidos. 

Apenas o nosso corpo precisa dormir ou a glândula pineal também precisa?

Todo o seu corpo precisa dormir. De fato podemos afirmar sem medo de exagerar que não existe nenhum órgão ou função do corpo que não seja beneficiado pelo sono.

Veja o coração, por exemplo. Durante uma boa parte da noite, a pulsação desacelera e a pressão arterial cai, o que diminui o estresse no peito e permite que ele se recupere da tensão durante o dia. 

Não é que a glândula pineal “precisa dormir”, mas sim que não dormimos sem ela. Localizada na parte frontal do cérebro, entre as sobrancelhas (motivo pelo qual também é conhecida como “terceiro olho”), a pineal é a grande responsável por produzir melatonina, o hormônio do sono. Essa produção tem como gatilho a diminuição da exposição à luz. 

Por que quanto mais cansado eu estou, mais difícil é dormir?

Essa é uma daquelas perguntas que a resposta é “depende”. Vários motivos podem fazer você sentir que está tão cansado que não consegue descansar.

Por exemplo, se você praticou exercícios físicos pouco tempo antes de ir para a cama, estará muito cansado, porém com o corpo quente. Só que perder temperatura no organismo faz parte do processo para dormir. Por isso também pode ser difícil cair no sono no verão, por mais cansada que uma pessoa esteja. 

O consumo de cafeína, a ansiedade e alguns medicamentos também podem dificultar a transição para o sono, assim como alguns distúrbios do sono.

Insônia é algo que tem a ver com a idade?

A insônia pode acontecer em qualquer fase da vida, mas ela é mais comum depois do envelhecimento. Só que isso tem menos a ver com a idade em si e mais com os maiores riscos de condições físicas, médicas e mentais que levam à maior dificuldade de dormir.

Alguns problemas cardíacos mais comuns em idades avançadas também podem dificultar o sono nessas faixas etárias avançadas.

É ruim acordar com o despertador programado em 8h de sono?

Em casos extremos, o despertador pode causar um susto grande e acelerar a pulsação. Mas, em termos gerais, não tem problema algum usar o despertador 

Dica: Se você puder trocar o alarme por algo mais suave, é ainda melhor. De acordo com pesquisadores australianos, despertar é mais tranquilo quando o barulho irritante do alarme é substituído por música.

“Os sons mais melódicos parecem ajudar na transição para um estado acordado de um modo mais efetivo”, explica o autor da pesquisa, Stuart McFarlane. Ele alerta, porém, que não é possível concluir se este efeito é permanente ou apenas temporário.

Como dormir rápido?

A prática da higiene do sono, que ensina ao corpo e ao cérebro que é hora de começar a desacelerar, facilita (e muito) a transição para o sono.

Estar relaxado também é importante para começar a dormir. Ficar rolando na cama, por exemplo, é contraproducente, porque transforma o que deveria ser um momento tranquilo em um gatilho de ansiedade. Por isso, a dica é só se deitar quando o sono bater. Se mesmo assim o sono não vier, levante-se e volte para o colchão apenas quando ele aparecer. 

+ Leia Mais: Quer mais dicas para relaxar antes de dormir? Acesse o post especial do Persono.

Aliás, você sabe o que significa “dormir mais rápido” ou “demorar para dormir”? A percepção de algo ser “muito” ou “pouco” é bem particular, mas a medicina do sono sugere que a latência do sono (este período entre se deitar e começar a dormir) dure no máximo 30 minutos. 

Passando disso, você começa a ficar ansioso, o que cria um efeito bola de neve que atrapalha ainda mais o sono. Quando você sentir que está há muito tempo “rodando” no colchão esperando ser abraçado por Morfeu, levante-se e só volte para a cama quando o sono bater. Aproveite para ler algum livro à meia luz, tomar um chá ou ouvir uma música relaxante. Evite o uso de eletrônicos para não prejudicar a produção do hormônio do sono. Ah, e nada de ficar obcecado com o relógio, contando os minutos. Isso também é um gatilho de ansiedade.

Agora, pra saber mesmo quanto tempo você está levando para dormir, somente com um aparelho monitor de qualidade do sono. Os resultados podem ser compartilhados até com um médico de confiança, que pode ajudar a entender se você tem um distúrbio do sono ou não.

Quer conhecer a tecnologia Persono que monitora e analisa o seu sono de maneira 100% não invasiva e confortável. Conheça o nosso travesseiro com o Persono Sense: https://www.persono.com.br/

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o sono? É só deixar nos comentários nas nossas redes sociais que a gente responde.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email