Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

10 de janeiro, 2024

O que é hibernar e por que não acontece com os seres humanos?

O que é hibernar e por que não acontece com os seres humanos?

Muito provavelmente você ouviu alguém muito cansado comentar que gostaria de hibernar. Se você é familiarizado com o termo, então pode ter sido a pessoa que o usou para se referir ao fato de que precisa dormir muito dando a entender que está bem cansado. Bom, mesmo que você seja fã de longas noites de sono, será impossível hibernar. Afinal, esse comportamento natural de alguns animais não acontece com os seres humanos.

Inclusive, para nós, dormir muito faz mal para a saúde. Para um adulto saudável, na maioria dos casos uma noite de sono que dura entre 7 e 9 horas é o suficiente. Já os animais que hibernam, fazem isso por uma questão de sobrevivência. 

+ Leia Mais: Como é o sono dos animais? 

Mas o que é hibernar?

“A hibernação é um conjunto de estratégias fisiológicas escolhidas para enfrentar um ambiente muito hostil e adverso, como grandes mudanças de temperatura, falta de comida ou de água”, explica o professor Roberto N. Onody em seu artigo Hibernação, torpor e sono – Distinguir os animais que hibernam daqueles que passam por um estado de torpor diário

Os animais hibernam no inverno, quando as temperaturas ficam mais rigorosas e a comida escassa. A hibernação é caracterizada pela queda na temperatura do corpo, pulsação e pressão arterial. O animal chega a parecer que está morto, mas não está.  

Que animais hibernam?

Diversos animais hibernam. Entre eles, esquilos, morcegos, porcos-espinhos, gambás, marmotas, ratos-silvestres e hamsters. A duração da hibernação varia, mas é um processo que pode durar de semanas a meses. Eles comem bastante antes de hibernar.

Diferentemente do que se pensa, os ursos não hibernam. Eles dormem boa parte do inverno, mas de vez em quando acordam para comer ou mudar de posição. 

Por que hibernar não é para os seres humanos?

A resposta para esta pergunta está na nossa evolução. Os nossos antepassados surgiram em regiões tropicais. Nesses locais não existe história de hibernação. Nós só realizamos nossa mudança para regiões mais frias nos últimos cem mil anos ou mais. Esse tempo não seria suficiente para desenvolvermos tudo que é necessário para hibernar.

Nós, seres humanos, também desenvolvemos outras formas de lidar com as baixas temperaturas, como o fogo e roupas. Além disso, em relação à alimentação, desenvolvemos a caça e a agricultura.

+ Leia Mais: Como é o sono dos pets?

E dormir muito todas as noites?

Bom, dormir um pouquinho mais de vez em quando não chega a ser um problema, mas se esse comportamento for constante, é preciso ficar alerta. O excesso de sono pode estar ligado a questões de saúde como:

  • Depressão 
  • Gripes e resfriados 
  • Reação a medicamentos

Os distúrbios do sono do grupo das hipersonias também são problemas de saúde que fazem a pessoa ter vontade de dormir muito. São eles:

  • Síndrome de Kleine-Levin – distúrbio que afeta principalmente homens jovens e é caracterizado por hipersonolência. Popularmente conhecida como “Síndrome da Bela Adormecida”, esse distúrbio pode fazer a pessoa dormir de 16 até 22 horas por até 14 dias seguidos.
  • Narcolepsia – diferente de outros distúrbios do sono, essa doença neurológica crônica se manifesta quando o paciente está acordado. Ela é caracterizada por uma sonolência muito forte durante o dia que, em alguns casos, pode fazer a pessoa adormecer em situações cotidianas e às vezes potencialmente perigosas.
  • Hipersônia idiopática – este distúrbio neurológico crônico é marcado pela necessidade constante de sono que não é resolvida nem se a pessoa dorme bem. 

Se você sentir necessidade de cochilar durante o dia, lembre-se que o cochilo ideal não deve exceder o tempo de 30 minutos.

Em caso de suspeita de necessidade excessiva de dormir, você deve procurar um médico. O profissional vai identificar o que pode estar afetando o seu descanso e indicar o tratamento ideal. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email