Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

19 de abril, 2024

É possível manter um sono regular?

É possível manter um sono regular?

Quando se fala em dormir bem, as pessoas pensam logo na quantidade de horas. Mas este não é o único fator que determina a qualidade do sono. Ter um sono regular é tão importante quanto dormir o tempo indicado para sua faixa etária. Mas o que isso significa? A regularidade do sono é dormir e acordar todos os dias aproximadamente no mesmo horário.

Esse hábito deve se manter inclusive nos fins de semana, feriados e férias. O sono regular ajuda o corpo a garantir um ritmo circadiano de funcionando bem e sem estresses causados pelos ajustes constantes de horário.

Durmo em horários diferentes, e agora?

Sabemos que nem sempre é possível dormir todos os dias no mesmo horário. Existem diversos motivos que podem nos impedir de ir para a cama sempre na mesma hora (uma saída para jantar, estudos no turno da noite em alguns dias da semana, um happy hour com amigos). 

E ninguém aqui está dizendo para você deixar de se divertir, mas nos dias em que não existirem compromissos, é importante ir para a cama no mesmo horário. Além disso, existem cálculos para saber se você tem um sono regular.

Como calcular a regularidade do sono

A ciência criou diferentes métricas para pontuar a regularidade do sono. Algumas delas são:

Sleep Regularity Index (SRI) mede a similaridade do ciclo vigília-sono de uma pessoa de um dia para o outro usando uma escala que vai de 0 (totalmente aleatório) a 100 (sono perfeitamente regular).

Individual Standard Deviation (StDev) – Desvio padrão dentro da métrica de sono escolhida, como o ponto médio de sono. 

Interdaily Stability – essa métrica utiliza dados sobre os horários de sono e despertar para medir a estabilidade dos ciclos de vigília e sono de uma pessoa fazendo comparações de padrões de atividade diárias.

Para a nossa rotina, entender que a regularidade do sono é dormir e acordar no mesmo horário é o suficiente. 

O que acontece quando tentamos “recuperar o sono”?

A mudança de horário de dormir entre os dias de trabalho e o final de semana e feriados, ou seja, a falta de manutenção da regularidade, causa o jetlag social. As pessoas acabam aproveitando os dias de folga para tentar “recuperar o sono”. Vale lembrar que o sono não pode ser compensado.

O jetlag social deixa algumas consequências! Ele pode fazer com que você:

  • Consuma mais álcool;
  • Consuma mais bebidas cafeinadas;
  • Tenha tendência a começar a fumar;
  • Apresente dificuldade mais acentuada de parar de fumar;
  • Aumenta os índices de depressão;
  • Gera maior dificuldade de aprendizado, que tem como causa o padrão de sono; incoerente com o horário escolar;
  • Aumenta do risco de obesidade;
  • Piora o humor.

Você dorme umas horinhas a mais no sábado e no domingo ao invés de manter a regularidade do sono no final de semana? Então sim, você sofre de jetlag social. 

Sofro de jetlag social?

Uma conta simples ajuda a mostrar se você sofre de jetlag social. Basta subtrair o ponto médio do seu horário de sono do fim de semana do o ponto médio do seu horário de sono de segunda a sexta-feira. O resultado indica o seu jetlag social. O ponto médio de sono é referente ao horário da metade da duração do sono.

Por exemplo: uma pessoa que durante a semana dorme das 11 da noite às 6 da manhã tem o ponto médio do sono às 3 horas. Aos sábados e domingos, ela dorme das 2 da manhã até meio-dia, portanto o seu ponto médio do sono é às 7 da manhã. Essa pessoa tem um jetlag social de 4 horas.

Como já falamos, essa diferença é um perigo para a saúde em geral. Além disso, um estudo feito pela Universidade do Arizona mostrou que cada uma hora de jetlag social aumenta em 11% a probabilidade do desenvolvimento de problemas cardíacos.

Caso você perceba que está com o sono desregulado, procure ajustar seus horários de sono. Dessa forma, você não prejudica sua saúde. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email