Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

03 de janeiro, 2024

Excesso de TV e celular tiram o sono dos brasileiros

Excesso de TV e celular tiram o sono dos brasileiros

Aqui no Persono esta recomendação não é nenhuma novidade: evite as telas antes de dormir! Quem acompanha o blog já sabe dos danos que a luz emitida por elas causa ao sono. Não é à toa que celular e excesso de TV aparecem na lista dos 10 motivos que fazem os brasileiros perderem o sono. A luz emitida por estes aparelhos eletrônicos desregula a produção de melatonina. Como consequência dessa desregulação, a luminosidade pode fazer a pessoa perder o sono.

O celular é o quarto motivo que os brasileiros apontam como responsável por prejudicar a hora de dormir, de acordo com a pesquisa Acorda, Brasil!. Ele fica atrás do estresse, finanças e trabalho. Junto ao celular surgem também as redes sociais. O excesso de TV aparece em sétimo lugar.  

A pesquisa Acorda, Brasil traçou o perfil do sono do brasileiro. Outras informações levantadas com os entrevistados e consolidadas pelo Persono, a plataforma de human analytics da MindMiners e a consultoria Unimark/Longo foram:

  • Percepção do próprio sono;
  • Despertares noturnos;
  • Atenção e disposição ao acordar;
  • Cronotipos;
  • Latência do sono;
  • E muito mais!

Baixe aqui a pesquisa Acorda, Brasil!.

Apesar de não estarem seguidos um do outro no ranking da pesquisa, juntamos celular e excesso de TV no mesmo post justamente por ter a emissão de luz como característica em comum. 

Celular e excesso de TV: como a luz atrapalha o sono?

Computador, tablets, videogames, celular e TV: todos estes aparelhos emitem luz azul. A exposição às telas com essa luminosidade perto da hora de dormir não prejudica apenas a produção de melatonina. Ela também confunde nosso cérebro, desalinhando assim nosso ritmo circadiano.

O resultado disso tudo pode ser bem grave. O desalinhamento do ritmo circadiano tem a capacidade de nos levar a sofrer de distúrbios metabólicos e problemas de saúde mental, entre eles a depressão.

+ Leia Mais: Dicas para voltar a rotina de sono depois das férias

Use as redes sociais com moderação

Os brasileiros levam a medalha de prata no ranking mundial de quem passa mais tempo nas redes sociais. São 3h46 minutos por dia. Perdemos apenas para os nigerianos. A título de comparação, os japoneses, que estão no último lugar do ranking, navegam pelas redes sociais 51 minutos por dia.

O uso excessivo dessas plataformas pode gerar problemas no sono e afetar a estabilidade emocional. Além de tudo isso, para acessar as redes sociais, precisamos usar computadores ou celulares, que emitem luz azul. 

Excesso de TV e suas consequências

Enquanto alguns brasileiros apontam a TV como responsável pela perda do sono, tem gente que adora dormir com ela ligada. Talvez este segundo grupo não esteja ciente de que suas noites de descanso não são boas justamente porque o aparelho fica a noite inteira em funcionamento.

O excesso de TV é perigoso para o organismo, mesmo que a pessoa esteja dormindo. Pegar no sono com ela ligada:

  • Dificulta o descanso do cérebro;
  • Pode causar obesidade;
  • Prejudica a quantidade de horas que devemos dormir. 

Caso você deite com a TV ligada – o que não é o ideal – use a função que programa o aparelho para se desligar sozinho.

+ Leia Mais: Como o sono influencia a acne

Entretenimentos que fazem parte da higiene do sono

Se o motivo pelo qual você fica no celular vendo as redes sociais ou assiste televisão perto da hora de dormir é o entretenimento, então está na hora de trocar de atividades. Que tal ler um livro? A leitura pode, por exemplo, aliviar a insônia e melhorar a qualidade do sono. E se você precisa de um pouco mais de tempo na cama, ler te ajuda a dormir mais um pouquinho.

A leitura faz parte de uma boa rotina de higiene do sono, que pode ser descrita como uma série de atividades que ajudam a pessoa a ter um sono mais saudável. Escrever antes de dormir ou praticar exercícios leves são outras atividades que podem ser feitas no lugar de ficar mexendo no celular ou assistindo televisão.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email