Mudança de hábito! Dicas pra aumentar a qualidade do sono em 2022

03 de janeiro, 2022

Mudança de hábito! Dicas pra aumentar a qualidade do sono em 2022

Aumentar a qualidade do sono entrou na sua lista de resoluções para o ano novo? Então para tudo para ler esse post com atenção. E se não entrou, talvez seja a hora de fazer essa inclusão de último minuto.

Ao contrário do que muita gente pensa, na maioria dos casos começar a dormir melhor não é difícil. Mesmo que você tenha algum distúrbio do sono ou algum problema de saúde que dificulte o descanso, promover melhorias é possível com pequenas mudanças de hábito. E a gente vai provar. 

6 hábitos que você deve mudar para aumentar a qualidade do sono no ano novo 

Como realmente acreditamos na importância do sono mais uma vida mais saudável e queremos que todo mundo durma melhor, todas as dicas aqui vão ser fáceis e simples de aplicar na sua rotina. Aqui ninguém vai te pedir para cantar em sânscrito de ponta cabeça, combinado?

1. Traga a banana para a sua dieta noturna

A gente avisou que seriam dicas simples, não avisou? Quem não consegue ficar sem uma sobremesa depois do jantar, já pode trocar o docinho por uma banana, já que ela é rica em triptofano.

O triptofano é um aminoácido que é convertido pelo corpo na molécula 5-HTP (5-hidroxitriptofano), que por sua vez é usada na produção de serotonina e melatonina, o hormônio do sono. Ou seja, ele tem um impacto direto no ciclo do sono.

Também são ricos em triptofano: amendoim, castanhas, cacau e leite.

2. Troque o refrigerante por água com gás

E vale saborizar a água com frutas e ervas!

Quanto ao refrigerante, ainda existe certa contradição na ciência sobre a existência ou não do sugar high, aquela hiperatividade causada pelo consumo excessivo de açúcar. Mas isso não quer dizer que ele esteja liberado.

O açúcar presente nas bebidas carbonatadas pode causar uma perda na qualidade do sono e o aumento das vezes que se acorda de madrugada. Ironicamente, ele também pode fazer algumas pessoas caírem no sono mais rápido, mas a que preço? 

Então, não, não vale consumir mais açúcar pensando que você vai dormir mais velozmente.

3. Diga adeus às lâmpadas brancas no quarto

“Festa? Adulto gosta mesmo é de ir passar a tarde em loja de móveis e de construção”. 

Bom, você acaba de ganhar uma desculpa para fazer uma visitinha à sua favorita. Porque é bem possível que você tenha caído nas fake news que dizem que as lâmpadas brancas gastam menos energia. Isso é mentira. A cor não tem nada a ver com o gasto energético.

Dito isso, lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, relaxamento e tranquilidade, condições perfeitas para descansar. Já as luzes brancas são estimulantes e isso é a última coisa que você quer no seu quarto, não é mesmo?

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

4. Inclua a Yoga ou o Pilates na sua vida

Os dois são práticas esportivas que ajudam na indução do sono, relaxando o corpo sem aquecê-lo, como acontece com outros tipos de exercícios.

A yoga é o exercício perfeito para fazer antes de dormir, especialmente a yoga nidra, conhecida por levar o praticante a um estado de relaxamento total do corpo e da consciência. Ela funciona como uma espécie de meditação guiada.

Já o pilates promove consciência corporal e trabalha a respiração, o que aumenta a sensação de tranquilidade e reduz as dificuldades que uma pessoa tem para dormir.

5. Deixe de usar a cama para trabalhar ou estudar

Muitas empresas vão manter para sempre os esquemas de trabalho de home office ou híbrido, com alguns dias em casa e outros dias no escritório. Com isso, muita gente vai continuar caindo na tentação de trabalhar na cama. Não faça isso.

Ao usar a cama para outras atividades, você “educa” o seu cérebro a entender o colchão como um ambiente multitarefas, no qual você tem que estar sempre “ligado”, exatamente o contrário do que você precisa.

Deixe a cama apenas para dormir e sexo. O seu sono agradece. 

6. Evite cochilos muito tarde

Aquela tentação de tirar uma soneca no final da tarde deve ser contida em nome do seu sono. 

Tudo bem dar uma dormidinha depois do almoço ou no meio da tarde, mas quanto mais perto da hora de dormir você cochila, pior para o seu sono noturno, já que você vai diminuindo o seu “estoque” de melatonina sem ter tempo para produzir mais.

E lembre-se: a soneca deve durar entre 15 e 30 minutos para que ela te ajude a realmente descansar, mas sem cair em sono profundo.

Boa noite, com foco para aumentar a qualidade do sono em 2022.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email