Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

30 de agosto, 2023

Saúde do coração e sono: dormir bem evita problemas cardiovasculares

Saúde do coração e sono: dormir bem evita problemas cardiovasculares

Podemos dizer que a saúde do coração está intimamente ligada ao sono. Dormir bem evita uma série de problemas cardiovasculares. Os benefícios do sono para o coração são tantos, que talvez nem caiba todos neste post. Mas vamos falar dos principais. Com certeza será o suficiente para te convencer a cuidar melhor do seu sono. 

No Brasil, as doenças do coração são as líderes de mortalidade. Em torno de 400 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas cardiovasculares, representando 30% dos óbitos do país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença do coração.  

+ Leia Mais: Verdades e mitos sobre a quantidade de horas de sono

Como o sono ajuda a saúde do coração?

É durante o sono que o peito descansa. No decorrer de boa parte da noite, acontecem alguns fenômenos relacionados ao sistema cardiovascular. A pulsação desacelera e a pressão arterial cai, o que diminui o estresse do coração e permite que ele se recupere. 

Quem não dorme, não dá este descanso para ele. Como consequência, dormir mal aumenta o risco de doenças coronarianas.

Distúrbios do sono e a saúde do coração

Os distúrbios do sono, como insônia e apneia, acabam interrompendo o sono, o que torna difícil dormir suficientemente bem para se manter saudável. De acordo com a Associação Norte-Americana do Coração, as doenças que atrapalham o sono estão ligadas a um maior risco de problemas cardiovasculares. Dormir pouco ou de maneira irregular pode causar: 

  • Hipertensão, obesidade e diabetes;
  • Prejudicar o estilo de vida da pessoa, alterando, por exemplo, a alimentação e causando estresse; 
  • Sonolência diurna excessiva;
  • Inflamação no corpo;
  • Depressão e outros problemas de saúde mental.

Todos estes problemas são fatores de risco para a saúde do coração. Então se você apresenta sintomas de algum distúrbio do sono, procure ajuda médica. Ao cuidar do seu sono, você também estará cuidando do coração.

Privação de sono e saúde do coração

A relação entre sistema cardiovascular e sono não termina apenas nos fatores de risco – que já são graves – para a saúde do coração. Os distúrbios do sono ou a privação de sono por qualquer outro motivo podem levar uma pessoa a sofrer mais riscos diretamente relacionados ao coração.

Ataque cardíaco

A privação de sono aumenta o risco de ataque cardíaco. Esse problema acontece quando o fluxo de sangue para o coração fica bloqueado. Pessoas que dormem menos de 6 horas por noite tem 20% mais chances de ter um ataque cardíaco.

Insuficiência cardíaca

Pessoas com problemas relacionados ao sono têm um risco maior de sofrer de insuficiência cardíaca, que acontece quando o coração não bombeia sangue suficiente para fornecer ao corpo o sangue e o oxigênio que ele precisa para funcionar de maneira adequada. 

Um estudo norte-americano mostrou que quem dormia menos de sete horas por noite apresentava um risco maior de insuficiência cardíaca. Insônia, ronco, sonolência diurna e ser uma pessoa noturna também aumentavam as chances da pessoa sofrer com este problema do coração. 

Doença arterial coronariana

A privação de sono aumenta as chances das pessoas terem a doença arterial coronariana, um mal que pode levar ao infarto. O que causa essa enfermidade é o estreitamento de uma ou mais artérias coronarianas.

Acidente vascular cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC, ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro ficam entupidos ou se rompem, o que causa paralisia da região cerebral afetada. 

Quem sofre com parassonias, os distúrbios que têm como característica em comum um comportamento anormal durante o sono, como paralisia do sono, tem 1,5 mais chances de sofrer um AVC.

+ Leia Mais: Suplementos para dormir: conheça os que podem ajudar seu sono

Cuidando do coração e do sono

Para evitar que problemas relacionados ao sono prejudiquem a saúde do coração, você deve adotar uma boa rotina de higiene do sono. Procure evitar mexer no celular pelo menos 30 minutos antes de dormir. Crie um ambiente confortável para o seu sono.

Mantenha um sono regular, ou seja, deite e levante sempre nos mesmos horários, todos os dias, mesmo em fins de semana, férias e feriados. Esse hábito se chama regularidade do sono e é tão importante quanto a quantidade de horas dormidas.

E no caso de qualquer problema relacionado ao coração, procure um médico cardiologista, o profissional especializado em cuidar da saúde cardiovascular. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email