Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

23 de agosto, 2023

Verdades e mitos sobre a quantidade de horas de sono

Verdades e mitos sobre a quantidade de horas de sono

Se tem um assunto que aqui no Persono a gente fala bastante é quantas horas de sono são necessárias para dormir bem. Já falamos sobre a quantidade de horas para bebês, crianças, adultos e idosos. Falamos também que o tempo dormindo é um dos vários critérios que definem uma boa noite de sono. E apontamos a importância para a saúde de dormir as horas recomendadas.

Mas de vez em quando o assunto surge novamente na nossa comunidade do Instagram. E estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas possíveis relacionadas a este tema e todos os outros que dizem respeito ao universo do sono. É por este motivo que decidimos criar este post que vai falar sobre as verdades e os mitos relacionados ao assunto quantidade de horas de sono.

Devemos realmente dormir 8 horas por noite?

Começamos com essa dúvida clássica. E a resposta é não. A quantidade de horas que devemos dormir por noite vai depender da faixa etária. Além disso, não é uma quantia exata. Confira abaixo a quantidade de horas que realmente devemos dormir:

  • Bebês de 4 a 12 meses – 12 a 16 horas (incluindo cochilos);
  • Crianças de 1 a 2 anos – 11 a 14 horas (incluindo cochilos);
  • Crianças de 3 a 5 anos – 10 a 13 horas (incluindo cochilos);
  • Crianças de 6 a 12 anos – 9 a 12 horas;
  • Adolescentes de 13 a 18 anos – 8 a 10 horas;
  • Adultos a partir de 18 anos – 7 horas ou mais.

Fonte: Sleep Foundation

É possível compensar o sono perdido?

Não. O sono não pode ser compensado. Para que ele cumpra sua função, precisamos, todas as noites, passar por suas fases (e até mesmo repeti-las). Só assim o sono consegue fazer a limpeza da nossa memória e fixar o que aprendemos. É necessário dormir o suficiente todas as noites.

Acontece que nem sempre conseguimos ter um sono que cumpra a quantidade de horas necessárias para nossa faixa etária. Caso você não durma bem e sinta que precisa de um descanso extra, tirar um cochilo pode ser a solução temporária. Só que ele não deve passar de 30 minutos. Mais do que esse tempo vai levar você aos estágios mais profundos do sono e acordar no meio deles te deixará com uma sensação ainda maior de cansaço. Não cochile também muito perto da hora de ir dormir, pois pode atrapalhar seu sono.

A quantidade de horas dormidas é o único fator que determina uma boa noite de sono?

Não. Existem outros fatores, juntos com a quantidade de horas de sono, que indicam se você está dormindo bem. Uma boa noite de sono é composta também de: 

  • Latência no sono – é o tempo que uma pessoa leva para dormir logo após deitar. A latência não pode passar de 30 minutos;
  • Poucos despertares noturnos – tudo bem acordar no máximo uma vez por noite, mas se esse problema persistir por muitos dias, é necessário conversar com o médico;
  • Eficiência do sono – é a comparação do tempo total que passamos na cama com o tempo que passamos dormindo. O sono é considerado bom quando 85% do tempo que ficamos na cama estamos dormindo. 

Posso dormir menos horas do que a quantidade recomendada dependendo da hora que durmo?

Não. Se você é um adulto que costuma dormir às 23h, então o horário ideal para acordar é às 6h da manhã. Lembre-se que 7 horas de sono é a quantidade mínima recomendada para quem tem mais de 18 anos. 

Pode acontecer de algumas pessoas precisarem de mais ou menos horas. O importante é se sentir disposto e com energia durante o dia seguinte. Também é necessário que seu sono corresponda aos critérios que falamos no tópico acima para que ele seja de qualidade.  

Quem não dorme bem está mais vulnerável a sofrer com determinados problemas de saúde, como:

  • AVC;
  • Infarto;
  • Obesidade;
  • Baixa imunidade;
  • Sonolência diurna;
  • Enxaquecas mais fortes e frequentes;
  • Diabetes;
  • Entre muitos outros problemas de saúde. 

Aqui no Persono temos um post inteiro que fala só sobre este assunto. 

Lembre-se: não existem atalhos para o sono. Sentir-se sempre cansado pode ser um indicativo de que você não está dormindo bem. Reveja a quantidade de horas e a qualidade do seu sono para passar a ter boas noites. Se mesmo assim não se sentir mais disposto, procure um médico.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email