Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

19 de fevereiro, 2024

Sono, testosterona e fertilidade: dormir bem beneficia a saúde sexual masculina

Sono, testosterona e fertilidade: dormir bem beneficia a saúde sexual masculina

Dormir bem ajuda a diminuir os riscos de derrame cerebral, fortalece a memória e ajuda no aprendizado, previne diferentes tipos de câncer e promove uma série de outros benefícios para a saúde. Em relação ao sexo, não poderia ser diferente. Neste post vamos falar especificamente sobre a saúde sexual masculina. Sem dormir bem, os homens acabam desregulando os níveis de testosterona, o principal hormônio sexual masculino, e prejudicam a fertilidade e a ereção.  

Então, se você busca uma vida sexual satisfatória, mas não tem um sono de qualidade, está na hora de cuidar melhor desse momento de descanso.

+ Leia Mais: O que você pode fazer com o medo de dormir?   

Sono, produção de testosterona e ereção noturna

Noites mal dormidas têm um impacto relevante em dois processos biológicos essenciais para a saúde sexual dos homens: ereções noturnas e produção hormonal. Em relação aos hormônios sexuais, a testosterona é a grande prejudicada. O nível desse hormônio no sangue oscila ao longo do dia e a produção depende do ciclo circadiano, então um sono sem qualidade é comprovadamente associado com níveis menores de testosterona. 

“O sono ruim está atrelado a queda de testosterona, níveis de estresse maiores, e portanto redução de libido. O estresse aumenta a ejaculação precoce e a disfunção erétil”, explica o Dr. João Brunhara, urologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e co-fundador da Omens, que aborda saúde e bem-estar masculino.

Já as ereções noturnas são um mecanismo regulatório do nosso corpo para manter o tecido erétil ativo, mesmo que a pessoa não esteja estimulando durante o dia. Elas funcionam como uma manutenção noturna e quem não dorme bem perde esse benefício. “Muitos homens reclamam que não tem mais ereção noturna. Isso às vezes é por um problema de ereção mesmo, mas na maioria das vezes é por conta de um problema relacionado à qualidade do sono. Esse fator pode levar à disfunção erétil“, afirma o Dr. João Brunhara. 

Sintomas de queda de testosterona

Uma queda consistente de testosterona está relacionada com sintomas que podem ou não aparecer. Para identificar as alterações do nível desse hormônio no corpo é necessário coletar exames e avaliar as queixas dos pacientes. Os possíveis sintomas de testosterona baixa são: 

  • Redução de energia 
  • Falta de disposição 
  • Problemas de memória 
  • Perda de libido 
  • Dificuldade com ereção 
  • Dificuldade de chegar ao orgasmo 

Fatores que diminuem o nível de testosterona

A partir dos 40 anos existe uma tendência gradual à queda de testosterona, mas não é regra. Sono e estresse são outros fatores que diminuem o nível desse hormônio no corpo. “O estresse está inversamente ligado ao nível de testosterona. Quanto mais estresse menos testosterona”, explica o Dr. João. 

Por outro lado, a prática de atividades físicas, principalmente atividades de força, alimentação com alimentos naturais, e exposição ao sol ajudam a aumentar o nível de testosterona. 

Fertilidade e sono

A qualidade do sono também influencia a fertilidade. A produção de espermatozóides depende de tudo que falamos até agora no post, só que de uma forma até mais sensível. “A fertilidade depende muito do controle de produção de radicais livres, então quando você tem sono ruim você tem aumento de radicais livres nos tecidos”, afirma o médico. 

+ Leia Mais: Usar melatonina para dormir? Conheça outras formas de pegar no sono

Como o sexo influencia o sono

Vimos até aqui como o sono influencia o sexo. Mas e o contrário? “É algo menos óbvio, mas a gente sabe que logo depois do orgasmo, há uma tendência a um relaxamento muito grande, o que facilita o sono”, explica o Dr. João. 

A masturbação gera as mesmas sensações só que em uma intensidade menor. Os picos de hormônios secretados durante uma relação física com outra pessoa são de intensidade maior. 

Já problemas na vida sexual geram problemas de saúde mental, como estresse e ansiedade, que podem porventura atrapalhar o sono. “A pessoa ter desdobramentos das preocupações dela relacionadas a sua vida sexual se expandindo para uma ansiedade como um todo pode, por exemplo, gerar problemas também no sono”, diz o Dr. João.

Se você está com dificuldades para dormir ou sente que está com problemas na sua vida sexual, não deixe de procurar um médico. 

Boa noite!

Omens

A Omens é uma plataforma brasileira de saúde, bem-estar e conteúdo que atua desde 2021 com o objetivo de transformar a relação que os homens têm com a saúde e o bem-estar. A Omens é uma multimídia de informação e entretenimento que gera altos níveis de identificação, desconstrói estereótipos e promove saúde, bem-estar, maior qualidade de vida e autoestima para todos a partir de conteúdos com os melhores especialistas. Além disso, a plataforma conta com uma equipe multidisciplinar de urologistas, dermatologistas e psicólogos, comprometidos em construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email