Tecnologia do sono: 9 apps para dormir bem

15 de junho, 2021

Tecnologia do sono: 9 apps para dormir bem

Aqui pelo Blog do Persono já passaram conteúdos que mostram o quanto a tecnologia pode atrapalhar o sono, mas também como ela pode ser aliada do seu dormir bem, desde que bem usada, é claro. E é disso que vamos falar hoje: apps para dormir melhor. 

Nas lojas de aplicativos, tanto na Apple Store para iOS quanto na Google Play Store para Android, existem diversos aplicativos focados na qualidade da sua noite. Selecionamos os melhores e mais baixados para você escolher os mais adequados para você. 

9 apps para dormir melhor à noite

Os apps para dormir estão separados por categorias (meditação e relaxamento, diário do sono…)

Relaxamento

Apps para dormir tranquilo, descansado e sem preocupações.

1. Sleepo

Sistema Operacional: Android

Preço: Freemium (Grátis, com vendas dentro do aplicativo)

Idioma: Português

Apesar do nome em inglês, o Sleepo tem uma versão em português.

Se você é parte do time que curte ruídos rosas e ruídos brancos para dormir, fique atento ao Sleepo. Ele oferece sons em alta definição para combinar e criar o ambiente perfeito para a sua noite. Você pode escolher sons da natureza (como rios, cachoeiras, chuva, trovoada), sons da cidade (como um ventilador ou o metrô) e instrumentos musicais. O aplicativo grava as suas combinações favoritas, assim você não precisa programá-lo todas as vezes. 

O Sleepo tem ainda a opção de timer para desligar automaticamente e economizar a bateria do seu smartphone. Ele não usa internet, podendo ser usado mesmo quando não há conexão disponível.

2. Relax Melodies

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Freemium (Grátis, com vendas dentro do aplicativo)

Idioma: Português

O britânico The Guardian definiu o Relax Melodies como um “um GPS que te guia pelo caminho do sono”

Assim como o Sleepo, o Relax Melodies deixa você criar o seu próprio mix de sons para que caia no sono com mais facilidade. Além de sons naturais, inclui também sons urbanos, músicas e meditações guiadas, entre outros. Algumas das funcionalidades só estão disponíveis na versão paga. 

O Relax Melodies ainda inclui “contos de ninar” para adultos nas categorias conto de fadas, mistério, ficção científica, fantasia, jornada e não ficção. Há também histórias para crianças.

3. Headspace

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Freemium (Grátis, com vendas dentro do aplicativo)

Idioma: Português

Um dos apps para dormir e relaxar mais conhecidos em todo o mundo, o Headspace virou até mesmo série na Netflix.

No Adormecer com o Headspace, há meditações para dormir, músicas relaxantes, ruídos brancos e “sleepcasts” para guiar o sono. Ele foi criado especialmente para insones, com uma tela mais escura e fácil localizar os botões. 

Inclui ainda ciclos de meditação e mindfulness para diversos outros momentos do dia. 

4. Calm

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Freemium (Grátis, com vendas dentro do aplicativo)

Idioma: Português

Outro entre os apps de relaxamento mais conhecidos do mundo, também com versão em português.

O Calm oferece meditações guiadas e programas de relaxamento dos níveis mais básicos aos mais avançados. Eles estão disponíveis em versões de 3, 5, 10, 15, 20 ou 25 minutos, para você poder escolher a que melhor se adequa às suas preferências e necessidades.

Ao todo, o aplicativo já foi baixado mais de 10 milhões de vezes na versão Android.

5. Tide

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Freemium (Grátis, com vendas dentro do aplicativo)

Idioma: Inglês

Além dos ruídos brancos e sons da natureza, o Tide tem algumas ferramentas extras que podem ajudar quem sofre com insônia, como exercícios de relaxamento e de respiração, como a técnica do 4-7-8.

O Tide, que recebeu prêmios de Aplicativo do Ano da Apple por duas vezes, ainda tem uma função de “foco”, que promete ajudar as pessoas a diminuírem o vício digital e focarem mais nas tarefas a cumprir.

Despertadores

Dicas de apps para dormir e também para acordar melhor.

6. Sleep Cycle

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Grátis

Idioma: Português

O Sleep Cycle usa uma tecnologia patenteada para acompanhar o sono por meio da análise de sons ou vibrações, monitorando seus movimentos na cama durante as fases do sono

Com isso, ele promete acionar a função despertador quando você estiver na etapa mais leve do sono (Não-REM N1), quando transitar do estado dormindo para o estado acordado é mais suave para o corpo. Quando acordamos no sono profundo (Não-REM N3), nossas funções cognitivas podem ficar comprometidas por até uma hora.

7. Alarm Clock: Despertador, cronômetro, timer grátis

Sistema Operacional: Android 

Preço: Grátis (com anúncios)

Idioma: Português

Esse é pra quem é viciado no snooze e aperta o botão várias vezes todas as manhãs. Isso porque o Alarm Clock obriga você a ir além: para desligar o barulho ou ativar a função soneca é necessário realizar uma operação matemática. Isso acaba acordando o seu cérebro.

Se você é de humanas ou prefere algo mais suave, é possível também ativar o snooze agitando o aparelho, apertando os botões laterais ou usando o tradicional botão na tela.

O Alarm Clock ainda tem uma função que faz o som escolhido ir aumentando gradualmente para um despertar mais suave.  

Diários do Sono

Não é porque você não tem um sleep tracker que você vai ficar sem acompanhar a qualidade da sua hora de dormir. Na nossa lista de apps para dormir, separamos alguns que te permitem fazer anotações manuais sobre o seu tempo na cama. São os diários do sono.

8. Runtastic! – Análise do Sono e Alarmes

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Grátis 

Idioma: Português

Mais conhecido em seu original, um aplicativo de corrida, o Runtastic tem também uma versão dedicada ao sono, o Sleep Better / Análise do Sono e Alarmes.

Ele permite que você cruze informações do seu sono com dados adicionais, como o consumo de álcool e o de cafeína, a prática de exercícios físicos ou os níveis de estresse. O aplicativo ainda contém um diário de sonhos para quem se lembra deles ao acordar.  

9. Vigilantes do Sono

Sistema Operacional: Android e iOS

Preço: Período de teste grátis 

Idioma: Português

O Vigilantes do Sono é um aplicativo 100% nacional, com um programa de aproximadamente sete semanas para o combate da insônia. Acompanhado de uma assistente digital, quem usa esse app de sono preenche um diário que vai direcionando os próximos passos do tratamento. 

Ele é baseado na terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-i) com duas técnicas principais: o controle de estímulos e a restrição do sono. Ao longo da semana, você vai aprendendo também técnicas de relaxamento para dormir melhor.

O programa do Vigilantes do Sono pode ser feito via app ou via site, com um período de testes gratuito.

E você, já usa algum app para dormir mais ou melhor? Contra para o Persono qual o seu favorito no nosso Instagram.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email