Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

21 de junho, 2023

Carboidratos atrapalham o sono?

Carboidratos atrapalham o sono?

O sono e a alimentação têm uma relação bilateral, ou seja, um influencia diretamente no outro. Aqui no Persono já falamos sobre como comer mal pode fazer você ter péssimas noites de descanso. E também ajudamos você a descobrir se os alimentos veganos são bons para auxiliar a dormir. Dessa vez vamos falar mais especificamente sobre a relação entre os carboidratos e o sono.

Uma das preocupações de quem busca dormir bem é o que comer na hora do jantar. Porque sim, existem alimentos que podem prejudicar a qualidade do sono. Os carboidratos costumam estar na lista de vilões. Existe uma série de motivos, como o fato de que ele pode contribuir para a obesidade. Mas será mesmo que este nutriente é assim tão ruim? 

Conhecendo os carboidratos e outros macronutrientes

Os carboidratos fazem parte do grupo de macronutrientes, também formado pelas proteínas e gorduras. Eles oferecem a energia que o corpo precisa para funcionar. Os carboidratos são transformados em açúcar e podem ser divididos em dois grupos principais: 

Carboidratos simples – são compostos por uma ou duas moléculas de açúcar combinadas em uma estrutura química simples. Alguns exemplos de alimentos nos quais encontramos este tipo de carboidrato são frutas, suco de frutas, arroz branco, mel e leite. 

Carboidratos complexos – são formados por três ou mais moléculas de açúcar ligados por uma estrutura química mais complexa. Alguns exemplos de alimentos ricos neste tipo de carboidrato são aveia, arroz integral, quinoa e batata-doce.

Além de serem fonte de energia para o corpo, os carboidratos ajudam a controlar o metabolismo da glicose e da insulina no sangue, participam do metabolismo do colesterol e triglicerídeos e auxiliam na fermentação.

Comer carboidratos antes de dormir faz mal?

Na verdade, comer muito perto da hora de dormir pode atrapalhar o descanso. Como o alimento ainda está começando a ser digerido, o risco de refluxo ácido acaba sendo maior, o que prejudica o estômago e a qualidade do sono.

Uma pesquisa brasileira concluiu que o alto consumo de carboidratos e gordura por volta de uma hora antes de dormir pode aumentar o tempo que levamos para pegar no sono. A quantidade de horas dormindo também é prejudicada por uma alimentação rica neste tipo de nutriente. A pessoa também pode sofrer com mais despertares noturnos.

Mas existe um tempo certo para comer carboidratos e não ter o descanso noturno prejudicado? A resposta é sim!

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a ingestão de carboidratos quatro horas antes de dormir pode ajudar a diminuir o tempo que ficamos na cama esperando o sono chegar.

Não faça dieta sem acompanhamento  

Uma alimentação balanceada é sinônimo de vida saudável. Só que o medo de que os carboidratos virem gordura, causando assim a obesidade, faz com que as pessoas abracem qualquer dieta que aparece por aí.

Mas atenção! Não faça nenhum tipo de alteração brusca na sua alimentação sem antes consultar um profissional de saúde. Procure um nutricionista. É ele ou ela quem tem a capacidade de prescrever dietas.

E não siga o plano alimentar de outras pessoas. Cada organismo tem necessidades nutricionais diferentes. O nutricionista vai ajudar a equilibrar a sua alimentação baseado no que seu corpo precisa. Também compartilhe com ele ou ela a suspeita de que o que você come está atrapalhando seu sono.

Caso a alimentação não seja a responsável por suas noites mal dormidas, procure um médico especialista em sono para ajudar você a descobrir o que pode estar prejudicando seu descanso. Até porque dormir mal pode causar alterações na sua dieta. Então nada como  garantir boas noites para comer bem!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email