Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

16 de setembro, 2022

Dorme 8 horas e acorda cansado? Você está dormindo errado!

Dorme 8 horas e acorda cansado? Você está dormindo errado!

Um dos vários benefícios de ter um sono adequado é o de ter disposição no dia seguinte. Só que tem gente que dorme a quantidade de horas recomendadas e ainda assim acorda cansado.

A sensação de estar fazendo tudo certo para ter uma boa noite de sono e ainda assim passar o dia (ou parte dele) desejando voltar para a cama é frustrante. Mas alguns hábitos podem ser os responsáveis para que a noite não esteja sendo restauradora, mesmo dormindo a quantidade de horas necessárias. Afinal, um bom sono é influenciado por outros fatores que vão além das horas recomendadas.

+ Leia Mais: Como a gamificação pode gerar hábitos saudáveis

8 horas são o suficiente para não acordar cansado?

Quem acompanha as postagens do Persono sabe que o tempo ideal de sono varia de pessoa para pessoa, mas existe uma recomendação geral para cada faixa etária. Para as pessoas que estão na faixa dos 18 a 64 anos, é recomendável dormir de 7 a 9 horas de sono.

As 8 horas de sono são apenas uma média que se popularizou. Não importa se você é do time que se satisfaz com 7, 8 ou 9 horas: é preciso se sentir descansado no dia seguinte. Quando você acorda cansado e passa o dia – ou parte dele nesse estado – é necessário ficar atento a: 

  • Tempo de exposição ao sol;
  • Regularidade do sono;
  • Alimentação;
  • Atividades físicas;
  • Higiene do sono;
  • Possibilidade de distúrbios do sono.

Exposição ao sol para evitar o cansaço

Os benefícios do sol vão além da vitamina D. Quando ficamos expostos à luz solar, nossa produção de melatonina, o hormônio do sono, é interrompida. Isso torna o  despertar mais fácil e diminui a letargia do começo do dia.

O ritmo circadiano, ou seja, nosso famoso relógio biológico, também é beneficiado pela exposição ao sol. Ele fica regulado para fazer com que a disposição e o sono apareçam  nas horas certas.

Regularidade do sono para ter disposição

Tão importante quanto a quantidade de horas é a regularidade do sono. E o que é isso? A regularidade do sono é dormir e acordar aproximadamente no mesmo horário todos os dias. E isso inclui férias, feriados e finais de semana.

E não adianta usar o solzinho para regular o ciclo circadiano e ficar dormindo em horas diferentes, não é?! A falta de regularidade do sono nos dias não laborais, o famoso “compenso no fim de semana”, faz com que as pessoas sofram de jet lag social . Se você acha que pode tornar as horas de dormir em crédito e débito: o sono não pode ser compensado. Acaba sendo quase certo que você vai acordar cansado!

Acorda cansado? Cuide da alimentação 

Nutrição e sono, junto com exercícios físicos, formam o tripé da saúde. Eles impactam diretamente um no outro. A qualidade e a regularidade do sono podem ser prejudicadas por uma má alimentação. Para que o sono seja restaurador de fato, o ideal é evitar bebidas com cafeína e álcool e alimentos gordurosos e açucarados, além das frituras. 

Uma dieta rica em magnésio pode facilitar para uma boa noite. Então farelo de cereais e castanhas em geral, como amêndoas, pistaches, nozes e castanha de caju são aliados do sono. Outra dica em relação a alimentação é evitar comer antes de deitar, evitando o refluxo ácido, que pode prejudicar o sono e o estômago.

Atividades físicas que ajudam a não acordar cansado

Como falamos no tópico anterior, os exercícios físicos, assim como a alimentação, tem uma relação direta com o sono. Quando nos exercitamos o corpo libera substâncias relaxantes que facilitam a indução do sono. Para quem gosta de cuidar da saúde física durante a noite é recomendável evitar treinos e esportes intensos até três horas antes de dormir. 

Acontece que dormir com o organismo quente diminui a eficiência do sono. Nesse caso é necessário escolher os esportes certos para o turno da noite. Quatro exercícios indicados são:

  • Yoga;
  • Alongamento;
  • Caminhada;
  • Pilates.

Higiene do sono para ajudar quem acorda cansado

A higiene do sono consiste em uma série de hábitos para fazer durante o dia e antes de deitar. Ela auxilia a pessoa a ter horas de sono mais saudáveis e, como consequência, ajuda a acordar mais disposto. No geral, uma boa higiene do sono consiste em:

  • Evitar luzes de eletrônicos durante a noite; 
  • Fazer exercícios físicos; 
  • Ter um quarto escuro, silencioso, com a temperatura agradável; 
  • Respeitar o ciclo circadiano, indo dormir só quando tiver sono.

+ Leia Mais: Quando é a hora de procurar um médico do sono

Distúrbios do sono podem ser o problema de quem acorda cansado

Se mesmo seguindo todas as dicas para uma boa noite de sono você ainda acordar cansado, então é possível que você esteja sofrendo com algum distúrbio do sono. A apneia, por exemplo, afeta a qualidade do sono. Cerca de 85 a 90% da população que sofre desse distúrbio, convive com ele sem o diagnóstico.

Busque um médico de sono para que ele possa fazer o diagnóstico correto e esclarecer por qual razão você acorda cansado e fica nesse estado durante o decorrer do dia. Os distúrbios do sono têm tratamentos.

Uma boa noite de sono depende de uma boa qualidade de vida e o contrário também é verdadeiro.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email