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23 de junho, 2022

Como ter mais disposição no frio

Como ter mais disposição no frio

Basta um dia com a temperatura mais baixa para que apareça a preguiça. Quando chega o inverno, nem se fala: a vontade de deixar a cama é praticamente zero. A disposição no frio parece que vai embora. Só que ficar deitado depois de acordar não é a solução para ter mais energia.

Por incrível que pareça, para ter mais disposição no frio não é preciso fazer nada de muito diferente do que você já faz nas outras estações. Na verdade, para espantar a preguiça no inverno é preciso manter hábitos saudáveis.

5 dicas para ter mais disposição no frio

Confira abaixo sugestões de atividades para vencer o frio e os benefícios, além de outros benefícios que cada uma delas promove:

Espreguiçar-se

Parece automático: ao acordar começamos a esticar o corpo. Só que algumas vezes esquecemos de nos espreguiçar e perdemos todos os benefícios desses primeiros movimentos do dia. Quando nos espreguiçamos estamos:

  • Melhorando a circulação do corpo;
  • Aliviando o estresse;
  • Prevenindo dores nas costas;
  • Melhorando a flexibilidade.

Não esqueça de abrir as cortinas para deixar a luz do sol entrar no quarto, mesmo que os dias estejam cinzentos.

Cuidar da alimentação

Faz parte do funcionamento do corpo gastar mais energia para manter sua temperatura durante o inverno. Mas é preciso cuidar da alimentação para não comer nada em horários que prejudiquem o sono, consequentemente afetando a disposição. 

Alimentos mais açucarados e ricos em carboidratos quando consumidos sem controle e na parte da noite podem gerar mais cansaço. Durante o inverno a dieta para ter energia e se manter saudável pode ser composta de:

  • Vegetais de raiz, como beterraba e cenoura;
  • Alimentos ricos em vitamina D, como salmão, gema de ovo, leite e carne vermelha;
  • Aveia;
  • Sopa;
  • Alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, mangas, limões; 
  • Brócolis e couve-flor.

Se você tiver alguma restrição alimentar ou suspeitar que tenha, consulte um nutricionista. Ele pode sugerir um cardápio específico.

Exercícios físicos

A ideia de fazer exercícios físicos no inverno não precisa ser assustadora. Manter uma rotina de atividades (ou começar) será um ótimo combustível para ter mais disposição no frio. Os exercícios físicos ajudam a:

  • Melhorar a resistência, pois no frio o coração não trabalha no mesmo ritmo que no calor, nós suamos menos, conseguindo assim gastar menos energia e nos exercitar de forma mais eficiente;
  • Queimar mais gordura;
  • Evitar a SAD, um tipo de depressão que ocorre geralmente no inverno.

Se os exercícios forem acompanhados de sol será melhor ainda, pois vai ajudar a manter o nível de vitamina D, que se estiver baixo aumenta os riscos de distúrbios do sono. Esse nutriente é responsável por facilitar a absorção de cálcio e fósforo, manter o cérebro funcionando e fortalecer ossos e músculos.

Hidrate-se

Sabia que podemos nos sentir cansados no inverno porque estamos deixando de nos hidratar? É fácil lembrar de beber água no verão, mas no inverno nosso corpo continua desidratando da mesma forma. Isso significa que aquela vontade de cochilar no meio da tarde pode ser a necessidade de um copo de água. O ideal é continuar bebendo a quantidade que o corpo precisa sempre: de seis a oito copos.

Mantenha a vida social

Para quem está com a vacina no braço e não esquece da máscara no rosto, pois vivemos ondas de covid-19, encontrar outras pessoas ajuda a espantar a preguiça. Marcar de ver os amigos também pode ser uma forma de acrescentar as dicas acima a sua rotina para ter disposição. Por exemplo, eles podem ser companhia para caminhadas e, consequentemente, banhos de sol.  

Sabemos que o frio torna o sofá uma tentação, então procure não se entregar a ele, evitando assim criar um hábito que mais tarde vai se tornar difícil de deixar para trás, afinal, as estações sempre mudam e logo será verão novamente.

Bom dia!

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