Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

06 de dezembro, 2023

Hipersonia idiopática: o que é, sintomas e tratamento

Hipersonia idiopática: o que é,  sintomas e tratamento

Dormir mais do que as horas recomendadas e se sentir sonolento durante o dia é um sinal de alerta, pois esta é uma característica de um grupo específico de distúrbios do sono chamado de hipersonias. Algumas doenças que fazem parte desse grupo ainda são rodeadas de mistério. É o caso da hipersonia idiopática.

Neste post vamos trazer as informações necessárias para conhecer este distúrbio ainda intrigante. Você vai saber o que é a hipersonia idiopática, como identificar e quais são os tratamentos possíveis. 

O que são hipersonias?

Você dorme a quantidade de horas ideal para sua faixa etária e ainda sente muito sono durante o dia? Pode ser algum tipo de hipersonia. Estes distúrbios são caracterizados pela sonolência em excesso durante o dia, não importando a quantidade de horas dormidas à noite. 

As consequências são cochilos frequentes e períodos de sono incontroláveis, afetando a rotina e a qualidade de vida. Ela pode ser dividida em primária e secundária. A narcolepsia e a síndrome de Kleine-Levin são exemplos de hipersonias primárias. As secundárias costumam surgir em decorrência de fatores como condições médicas, medicamentos, distúrbios psiquiátricos e até mesmo outros distúrbios do sono.

O que é hipersonia idiopática?

A hipersonia idiopática é um outro tipo de hipersonia primária, ou seja, ela surge sem nenhum motivo externo. Não se sabe exatamente o que causa a doença. Acredita-se que seja por conta de uma disfunção do sistema nervoso central.   

A narcolepsia e a hipersonia idiopática têm características semelhantes. A diferença entre as duas é que na segunda não ocorre cataplexia (perda repentina e breve do controle voluntário dos músculos), alucinações hipnagógicas e paralisia do sono.

Sintomas da hipersonia idiopática

Quem sofre de hipersonia idiopática pode ter episódios de sono noturno normal ou prolongado associado com sonolência diurna excessiva consistindo no prolongamento de 1 a 2 horas do sono não-REM. 

Outros sintomas deste distúrbio costumam ser sonolência excessiva durante o dia, cochilos frequentes e dificuldade em manter o estado de alerta. Mais uma vez: não importa a quantidade de horas que a pessoa tenha dormido a noite. As consequências desse distúrbio do sono na rotina são significativas. A pessoa pode ter prejudicado o desempenho no trabalho, nos estudos e nas atividades sociais.

Como identificar a hipersonia idiopática?

A identificação da hipersonia idiopática requer uma abordagem cuidadosa e um diagnóstico diferencial para descartar outras causas potenciais de sonolência excessiva. O exame de polissonografia e testes múltiplos de latência do sono (MSLT) são muito importantes para ajudar a identificar o distúrbio.

O médico também pode solicitar um diário do sono, no qual o paciente registra seus padrões de sono, cochilos diurnos e outros comportamentos relacionados ao sono. Estas anotações auxiliam na identificação de padrões capazes de indicar a hipersonia idiopática. No Persono App é possível fazer um diário do sono gratuitamente. 

A hipersonia idiopática costuma aparecer antes dos 30 anos de idade, com os primeiros sintomas surgindo ainda na adolescência até os 20 anos. Existe com frequência a ocorrência dentro das mesmas famílias.

Tratamento da hipersonia idiopática

Diferentes tratamentos podem ser levados em consideração para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, entre eles:

  • O uso de medicamentos que sempre deve ser feito com acompanhamento médico;
  • A criação de uma rotina de higiene do sono, na qual o paciente tem hora para dormir e acordar, dorme em um ambiente ideal para o descanso noturno, faz exercícios físicos e se alimenta bem;
  • A terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a melhorar os padrões de sono e reduzir a sonolência diurna;
  • Acompanhamento médico regular para monitorar a eficácia do tratamento e fazer ajustes conforme necessário.

Se você suspeita que está sofrendo de hipersonia idiopática, procure um médico para fazer os exames e ser acompanhado com o tratamento personalizado para seu caso.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email