Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

12 de dezembro, 2022

Ortosonia: conheça a obsessão pelo sono perfeito

Ortosonia: conheça a obsessão pelo sono perfeito

A ortosonia é uma novidade para a ciência. Ela é definida como a obsessão pelo sono perfeito na busca por melhorar os resultados dos monitores de sono. Como consequência, essa preocupação em excesso gera ansiedade e estresse, o que prejudica a qualidade do descanso noturno.

Este comportamento foi percebido por cientistas norte-americanos que realizaram estudos de caso com pessoas que monitoravam o próprio sono. A descoberta foi publicada no Journal of Clinic Sleep Medicine, a publicação oficial da Academia Americana de Medicina do Sono. 

Os cientistas escolheram a palavra ortosonia, com “orto” significando correto, e “sonia” significando sono para descrever este comportamento, porque, “a busca perfeccionista para alcançar o sono perfeito é semelhante à preocupação doentia com uma alimentação saudável, denominada ortorexia”.

Ortosonia é um distúrbio do sono?

A ortosonia acaba desvirtuando a pessoa do objetivo proposto pelos sleep trackers, nome dado aos dispositivos que fazem o monitoramento do sono, que é criar uma rotina de sono de qualidade. Ela não é um distúrbio do sono formal, mas acaba gerando um problema bem conhecido: a insônia

No mesmo estudo no qual os cientistas definiram o termo para este comportamento, eles explicam que “o desafio para os médicos é equilibrar a educação dos pacientes sobre a validade dos dispositivos que monitoram o sono com o entusiasmo dos pacientes por dados objetivos”.

Quais os sintomas da ortosonia?

Por não ser um distúrbio médico reconhecido, mas sim um conceito relativamente novo que foi descrito por alguns pesquisadores do sono com pouca literatura baseada em evidências, a compreensão dos sintomas da ortosonia é baseada nas observações dos estudos de caso de algumas pessoas.

Na intenção de melhorar os dados do rastreador do sono, estas pessoas ficaram muito tempo deitadas, o que pode ter contribuído para os sintomas de insônia. Além da dificuldade para dormir, pessoas com ortosonia podem apresentar:

  • Ansiedade;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Problemas de concentração e memória;
  • Falta de vigor depois de acordar.

Como identificar a obsessão pelo sono perfeito?

Se você acredita que está sofrendo de ortosonia ou têm dúvidas ou preocupações exageradas sobre os dados de sono que monitora, deve procurar um médico para conversar sobre o assunto.

Por não ser um distúrbio do sono estabelecido com critérios formais para diagnóstico, os profissionais de saúde podem procurar por sinais como uma confiança em exagero nos dados do sleep tracker e um foco grande para dormir com o objetivo de atender os dados do monitor do sono.

A importância do sono de qualidade

O sono é um dos pilares essenciais para a saúde, junto com alimentação e atividades físicas. O corpo todo se beneficia de uma boa noite de descanso. Existem alguns processos biológicos que só acontecem durante o sono. É o caso do processamento da memória. É ao dormir a noite que fixamos um aprendizado.

Mas ao perceber dificuldades para pegar no sono, o recomendável é procurar um médico especialista em sono. Este é o profissional que vai fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email