Persono é o novo patrocinador do COB, o Comitê Olímpico do Brasil

27 de janeiro, 2021

Persono é o novo patrocinador do COB, o Comitê Olímpico do Brasil

Os atletas do Time Brasil agora vão para a cama mais tranquilos. A Coteminas, por meio do Persono, é a mais nova patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro. O objetivo é levar conscientização, monitoramento e detecção dos distúrbios do sono aos atletas do COB e ao mundo dos esportes em geral.

Muito mais do que apenas patrocinar o esporte, haverá uma parceria real entre os times técnicos e científicos do Persono e do COB com foco na importância da qualidade do sono para atletas de alta performance. Todas as medalhas vêm acompanhadas de uma boa noite de descanso e faremos parte desse processo.

É um privilégio trabalhar com atletas que representam toda uma nação, afinal eles levam para as competições a esperança da nossa sociedade“, conta o presidente do grupo Coteminas, Josué Gomes. “Fazer qualquer contribuição para melhorar a performance deles, já é uma conquista que, além de nos orgulhar, marcará a nossa história.”

Como o Persono vai ajudar os atletas do COB

Com uso de tecnologia para monitorar a qualidade do sono, poderão ser desenvolvidos planos mais individualizados de treino, compreensão mais profunda das condições físicas e projeções de desempenho no dia seguinte. 

Se é preciso dormir bem para viver melhor, isso é ainda mais importante para profissionais do esporte. Seus resultados dependem do alto rendimento fisiológico e as competições podem ser decididas nos menores detalhes.

No Japão, um estudo com nadadores mostrou um grande aumento de performance na piscina depois que os atletas passaram a dormir 10 horas por noite. O seu tempo de reação na largada foi menor, a virada foi aperfeiçoada e a força da batida de perna aumentou, entre outros.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nos 50 m livres masculino, a diferença de batida do vencedor, o americano Anthony Ervin, para o segundo colocado, o francês Florent Manaudou, foi de apenas um centésimo de segundo. Isso é menos que uma piscada de olho

Cada segundo importa.

Para o COB, é muito importante ter parceiros que colaborem com o desenvolvimento do esporte no nosso país e nos ajudem a dar aos atletas as melhores condições de treinamento e performance”, diz Paulo Wanderley, presidente do COB.

Os benefícios do sono no esporte

Uma boa noite de sono ajuda na recuperação dos músculos, fixa os aprendizados na memória e recupera a energia, todos pontos essenciais na carreira de um atleta. 

Outros benefícios de dormir bem para o corpo são:

  • Sistema imunológico, manutenção da produção de anticorpos e aumento da memória imunológica
  • Metabolismo, controle da diabetes e prevenindo obesidade;
  • Sistema cognitivo, fortalecimento da memória, melhoria na aprendizagem e estímulo da criatividade e velocidade de resposta;
  • Sistema cardiovascular, controle da pressão arterial e prevenção de doenças;
  • Genética, evitando mutações negativas do DNA; e
  • Sistema reprodutivo, manutenção dos níveis normais de testosterona e a capacidade reprodutiva feminina.

Esses benefícios, aliás, são para todas as pessoas e não apenas atletas do COB. 

“Temos o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através do sono. Expor a importância de uma rotina regrada, que leve a uma vida mais saudável e produtiva, é fundamental numa sociedade em que pouco se fala sobre o assunto”, conclui Josué Alencar, diretor da Coteminas, responsável pelo projeto Persono.

Bem-vindo, COB! É um orgulho para o Persono fazer parte do Time Brasil!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email