6 dicas de sono para idosos

11 de agosto, 2021

6 dicas de sono para idosos

Envelhecer com dignidade é um direito de cada pessoa e um dever da sociedade, proporcionando que todos possamos ficar mais velhos com tranquilidade. O assunto é tão importante que a Assembleia Geral da ONU declarou 2021-2030 como Década do Envelhecimento Saudável.

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o objetivo é “poder não apenas adicionar anos à vida, mas também (melhorar a qualidade de) vida a estes anos”.

Dentre as iniciativas planejadas para essa década, está a promoção de serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo. E não existe saúde sem sono. Por isso criamos esse post especialmente dedicado à terceira idade, vulgo melhor idade, com grandes dicas de sono para idosos.

Vai aí a primeira delas: lembre-se que a mudança de um hábito demora diversas semanas para acontecer. Para de fato transformar essas dicas em rotina, é preciso persistência. 

6 dicas de sono para idosos e pessoas mais velhas

Confira abaixo! 

1. Evite beber muitos líquidos à noite

Essa é uma dica especialmente importante para pessoas idosas. Com o passar dos anos, naturalmente vamos perdendo tônus na bexiga o que faz com que o controle da urinação fique mais difícil. A prevalência de incontinência urinária pode chegar a 34% nos mais velhos

Por isso, para garantir uma noite de sono sem interrupções, é importante não exagerar nas bebidas antes de ir para cama.

Apenas tenha cuidado para não cair no polo oposto: beber água “de menos” e terminar com um quadro de desidratação.

2. Não tire sonecas muito longas a partir do final da tarde

Pode ser difícil conter a tentação de cair na cama depois de um café da tarde ou de uma caminhada, mas das dicas de sono para idosos, essa é uma das mais importantes.

Adultos em idade avançada tendem a dormir menos do que o necessário durante a noite por uma variedade de motivos, como por exemplo o aumento da proporção de sono leve no ciclo do sono. 

Dormir do meio da tarde para frente, pode aumentar a latência do sono e deixar as suas noites mais curtas, prejudicando ainda mais o sono profundo, aquele que é realmente restaurador. 

+ Leia Mais: Passo a passo para conseguir o cochilo perfeito

3. Mantenha uma rotina de sono

Com o sono naturalmente impactado pelo avanço da idade, a manutenção de uma rotina de higiene do sono é ainda mais importante.

Isso inclui desconectar eletrônicos e diminuir a exposição ao excesso de luz à noite e ainda pode conter algumas atividades prazerosas, como uma leitura, um banho quente e um chá (evite apenas o verde, que é diurético, e o preto, que contém muita cafeína).

4. Diminua o consumo de cafeína

E por falar nela… A meia-vida da cafeína pode chegar a até sete horas, mas existem algumas evidências científicas que mostram que a resposta psicológica a ela pode ser maior em pessoas idosas considerando doses de 200 a 300 mg. O efeito pressor (que aumenta a pressão arterial) também é maior nessa faixa etária. 

A recomendação é que não se consuma cafeína depois das 15h para não haver prejuízos ao sono. 

5. Deixe o sol te ajudar

A luz natural é fundamental na regulação do sono. É ela que ajusta a produção da melatonina. A exposição ao sol durante o dia pode ajudar a diminuir em até 83% o tempo que uma pessoa leva para dormir. Os efeitos são ainda mais positivos para aqueles com problemas de insônia

Uma pequena caminhada pela manhã já pode trazer benefícios, ajudando nesse processo natural de regulação da produção do hormônio. 

6. Tenha ao alcance das mãos o controle da luz 

Como já mencionado acima, a noctúria (a vontade de urinar frequentetemente durante a noite, interrompendo o sono) é mais comum nos idosos graças às alterações físicas pelas quais passamos ao longo da vida. Por tanto, é normal que as pessoas mais velhas se levantam à noite para ir ao banheiro.

A idade avançada também aumenta o risco de queda e, por isso, ter acesso fácil à luz diretamente na cama é tão importante. Isso evita tropeços e acidentes domésticos enquanto a pessoa procura o interruptor para poder se levantar. É uma questão de segurança. 

Para mais dicas de sono para idosos, acesse o especial Boa noite! 22 dicas fáceis para você dormir melhor. E, claro, bom sono.

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