Descubra como evitar acordar para ir ao banheiro de madrugada

27 de dezembro, 2021

Descubra como evitar acordar para ir ao banheiro de madrugada

Uma das coisas mais irritantemente incontroláveis que podem acontecer com alguém é ter que se levantar da cama para ir ao banheiro de madrugada. Você está ali, confortável debaixo das suas cobertas e de repente é acordado por uma vontade desesperadora de fazer xixi.

Às vezes até mesmo todos os dias no mesmo horário. Isso, aliás, tem explicação que a gente já contou em um post especial: Acordar de madrugada no mesmo horário.

Mas… será mesmo incontrolável ir ao banheiro de madrugada? Boas notícias: nem sempre é. 

4 dicas para você não ter que sair da cama para ir ao banheiro de madrugada

Antes de mais nada, vale dizer: levantar uma vez por noite para ir ao banheiro de madrugada pode acontecer, desde que isso não esteja sendo frequente ou atrapalhando muito a qualidade do seu sono. Se você estiver com a sensação que está dormindo pior por causa disso, já é bom ficar de olho.

O mesmo vale para quando essas interrupções do sono forem múltiplas na mesma noite. Aí não tem como: definitivamente o seu descanso está sendo prejudicado e ainda pode ser sinal que algo não vai bem com a saúde. Em breve vamos ter um post especial sobre a noctúria no blog do Persono.

Esse, aliás, não é um problema a ser desprezado, já que pode afetar mais de três a cada quatro mulheres acima dos 40 anos . No caso dos homens, a proporção cai para 69%. 

Vamos às dicas?

1. Diminuir a ingestão de água durante a noite

Pode parecer uma dica bastante óbvia, mas é importante. Se você está se levantando para ir ao banheiro de madrugada, a primeira dica é reduzir a quantidade de água consumida nas horas prévias à cama. Assim você garante que a sua bexiga não vai ficar cheia às 3 da manhã.

Essa é uma dica ainda mais importante para quem acaba acordando para urinar todos os dias no mesmo horário. 

Em termos gerais, entre o consumo da água e o descarte em forma de xixi passam-se 45 minutos, mas isso muda de pessoa para pessoa. Então se você se levanta sempre no mesmo horário, pode ser que você esteja consumindo líquidos sempre no mesmo horário. Apenas antecipar o último copo pode resolver o problema. 

2. Reduzir o consumo de cafeína à tarde

Aí vai mais um motivo para você diminuir a quantidade de cafezinhos. 

O consumo de cafeína em excesso pode ter como resultado uma estimulação de curto prazo da urinação, especialmente no caso de pessoas que estiveram privadas da substância nos dias anteriores. 

Também são alimentos com capacidade diurética: chá verde, hibisco, salsinha, pepino, melancia, aspargo, beterraba, cranberry (oxicoco) e alho, entre outros. 

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

3. Levante as pernas

Sim, você leu direito. Quando as pessoas que têm retenção de líquidos nos membros inferiores se deitam para dormir, os fluidos são levados de volta para a corrente sanguínea, o que aumenta a pressão arterial. Isso acontece porque o corpo está “nivelado”. 

O resultado disso é que os rins são obrigados a trabalhar “além do horário” para criar urina e eliminar o excesso de líquidos que tinha ficado preso. Como consequência, acontece o despertar para ir ao banheiro de madrugada.  

Levantar as pernas algumas vezes ao dia ou usar meias de compressão ajuda a solucionar o problema.

4. Menos açúcar e limão, por favor

A menos que você queira irritar a sua bexiga… Porque levantar para ir ao banheiro de madrugada pode ser sinal de bexiga irritada. 

Alguns alimentos, como o açúcar e as frutas cítricas, podem irritar a bexiga, o que tem três grandes consequências: aumento da urgência de urinar, aumento da frequência das urinações e dor na parte inferior do abdômen. 

Também podem irritar a bexiga a pimenta, bebidas com gás, fígado, cebola crua, bebidas alcoólicas, picles e conservas, entre outros. 

Agora, se você testou tudo isso e continua indo ao banheiro de madrugada com frequência, bata um papo com o seu médico de confiança. Não vale a pena desprezar o excesso de despertares noturnos, seja pelo motivo que for.

Boa noite!

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