Conheça a tecnologia do travesseiro monitor do sono do Persono

20 de outubro, 2021

Conheça a tecnologia do travesseiro monitor do sono do Persono

O Persono lançou no último dia 17 de outubro a sua inédita tecnologia para monitorar o sono. Ao contrário dos sleep trackers tradicionais do mercado, a nossa tecnologia vem embutida no travesseiro, o que a torna totalmente imperceptível e confortável. Quem estiver usando, nem sequer lembra que está sendo monitorado.  

Outros monitores do sono, tradicionalmente presos ao pulso como um relógio ou à testa como uma faixa de cabelo, acabam sendo pouco atrativos para muita gente que se sente desconfortável e “preso”. 

Só que a evolução da tecnologia do Persono não se limita à sua característica frictionless (sem fricção). Por isso reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o que está por trás do travesseiro e do Persono Sense, o sensor exclusivo dos travesseiros. Tem informações técnicas para quem é vidrado em tecnologia e também para quem não entende muito, mas quer entender o que está por trás desse lançamento revolucionário. 

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

A tecnologia por trás do travesseiro com sleep tracker do Persono

Conheça a tecnologia que faz o travesseiro do Persono funcionar.

Acelerômetro 

O Persono Sense, sensor embutido nos travesseiros com a nossa tecnologia, é composto por um acelerômetro, dispositivo que mede os movimentos, a aceleração e o deslocamento nas 3 direções (de cima para baixo e para todos os lados).

Ele é usado, por exemplo, no monitoramento de atividades sísmicas (terremotos) e até mesmo no seu celular, para mudar a orientação da tela de acordo com a posição do smartphone.

No caso da tecnologia Persono, o acelerômetro é usado para identificar os movimentos que o usuário do travesseiro faz durante a noite. Essas movimentações noturnas são importantes para identificar a qualidade do sono, o tempo que passa dormindo e outras informações essenciais. 

Bluetooth low energy

O Bluetooth é um protocolo padrão de comunicação entre dois dispositivos a curta distância. É ele que permite a existência e popularização de, por exemplo, fones de ouvido ou caixas de som sem fio. 

O sensor do travesseiro com tecnologia Persono utiliza o Bluetooth para enviar as informações coletadas pelo acelerômetro para o aplicativo Persono no seu celular. No aplicativo, essas informações são processadas por um algoritmo desenvolvido pelo time de engenharia e dados do Persono e depois apresentadas em forma de um relatório exclusivo e personalizado da sua noite. 

Em sua natureza, o Bluetooth já é uma tecnologia com baixo consumo de energia. O Persono, porém, foi além e usa o Bluetooth low energy (BLE), que consome muito menos energia que o tradicional. 

O BLE e a função inteligente do sensor, que entra em modo de economia de bateria em determinados horários do dia, permitem que o Persono Sense dure aproximadamente dois anos, que é justamente o prazo recomendado para que você troque de travesseiro. 

IoT, Algoritmo e Inteligência Artificial

Antes de mais nada é preciso entender o que é IoT, ou Internet das Coisas. Este é o nome dado à rede criada por objetos cotidianos que se conectam com a internet. É o caso do travesseiro Persono. 

Por meio do app do Persono, o Persono Sense envia os dados da sua noite para a sua conta pessoal e apresenta os resultados. 

O algoritmo e a Inteligência Artificial são os elementos que dão significado aos dados coletados. “Treinados” pelo nosso time de desenvolvedores, eles são capazes de conseguir distinguir, por exemplo, quando o movimento detectado pelo acelerômetro é uma pessoa se deitando na cama ou simplesmente arrumando o travesseiro. E diferenciar esses tipos de movimentos durante a noite não é uma tarefa simples. 

Para isto, trabalhamos com técnicas de Inteligência Artificial, melhorando nossos algoritmos sempre para trazer um resultado mais preciso e confiável sobre sua noite de sono.

Melhoria contínua da Inteligência Artificial

Assim como os seres humanos, as máquinas também podem cometer erros. 

Saber quando isto ocorre é importante para poder melhorar os resultados futuros. Por isso a tecnologia do Persono está em processo de melhoria contínua: quanto mais ela é usada, mais “inteligente” o algoritmo fica, melhorando cada vez mais a sua qualidade de precisão. 

Esse também é o motivo pelo qual o aplicativo do Persono tem a opção de corrigir manualmente os dados do seu sono. Toda vez que você edita um dado manualmente, está nos ajudando a corrigir alguma previsão imprecisa que foi feita. Estas alterações são levadas em consideração para melhorias e treinamentos futuros do algoritmo. 

Tem mais alguma curiosidade sobre a tecnologia por trás do monitor de sono no travesseiro Persono? Deixe um comentário nas nossas redes sociais que iremos responder! 

Post criado em colaboração com Everton Nadalin, Data Product Manager na Coteminas.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email