Resoluções de fim de ano para um 2022 mais saudável

31 de dezembro, 2021

Resoluções de fim de ano para um 2022 mais saudável

Memes à parte, com todo mundo brincando que estamos acabando 2022 sem nem termos conseguido processar março de 2020, o ano realmente chegou ao fim. Em que momento? E se tem fim de ano, tem resoluções de fim de ano. 

Se tem uma meta que deve estar na listinha de todo mundo, essa meta é a de não ter grandes metas, aproveitando cada passo e curva do caminho, sem olhar só para o destino final. 

Ao invés de ter como meta ser fluente em inglês, melhor planejar retomar as aulas. Ao invés de colocar nas resoluções de fim de ano que você quer perder 20 quilos, que tal planejar uma alimentação mais saudável? A frustração é menor, as realizações são maiores e as celebrações mais constantes. Porque a gente merece se dar ao direito de comemorar. 

Para dar uma forcinha para a sua listinha, preparamos algumas dicas de resoluções de fim de ano para quem deseja ter um 2022 mais saudável. E quem não quer, não é mesmo?

Ano novo, saúde em dia: resoluções de fim de ano 

Depois conta pra gente quais você vai adotar!

1. Dormir melhor

Sinceramente, você não esperava outra dica vinda do Persono, não é mesmo?

Dormir faz tão bem que poderíamos passar horas e mais horas aqui descrevendo os benefícios do sono para a saúde e ainda não seríamos capazes de chegar à metade da lista. Todas as funções do corpo e do organismo são direta ou indiretamente afetadas pelo simples fato de você dormir.

Literalmente. Desde a unha do pé (ela fica mais fraca quando você dorme pouco) até o último fio de cabelo (dormir mal afeta a síntese de proteínas no cabelo e a liberação de hormônios e enzimas necessárias para ter os fios saudáveis).

Isso porque ainda nem falamos que o sono afeta a produtividade, a memória, a criatividade e até a sua dieta. Então em 2022: VAI DORMIR!

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e usa uma tecnologia exclusiva e 100% confortável.

2. Diminuir a cafeína

Talvez muita gente lendo esse texto pare ele por aqui, mas é importante, a gente promete. Não estamos falando em eliminar a cafeína da sua vida, a não ser que o médico mande, é claro, mas sim diminuir os cafezinhos.

Para a maioria das pessoas, consumir até 400 mg de cafeína por dia (o equivalente a 4 cafezinhos) não traz problemas, mas acima disso ela pode causar um funcionamento anormal do ritmo cardíaco, tonturas, refluxo, desidratação e dependência. Sim, a cafeína pode causar dependência.

Isso sem falar nos prejuízos ao sono se for consumida perto da hora de dormir, já que a sua meia vida pode chegar a sete horas. 

Então vamos combinar: menos café e só até a hora do almoço, ok?

3. Parar de tentar “compensar” o sono no final de semana

Sabe aquele papo de “de semana eu só durmo quatro horas, mas sábado e domingo durmo 12”? Então, não serve para nada. O sono não pode ser compensado ou pago com juros: uma vez perdido, ele não é recuperado.

Em termos de sono, a regularidade é tão importante quanto a quantidade de horas. Por regularidade na medicina do sono entende-se dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, evitando o que é conhecido como jet lag social

4. Cuidar da saúde mental  

Não podemos falar em uma lista de resoluções de fim de ano sem falar dos cuidados com a saúde mental. De acordo com a OMS, 9,6% da população brasileira convive com a ansiedade, taxa muito acima da global que é de 3,6%.

Existem diversas maneiras de cuidar da saúde mental: terapia, meditação, esporte, estar rodeado de gente querida. Tudo isso ajuda a manter a cabeça saudável, mas sobretudo sempre se lembrar que está tudo bem se às vezes não estiver tudo bem, especialmente agora, que estamos há dois anos praticamente confinados e lutando contra uma pandemia. 

5. Tirar um tempo para você mesmo

Lembre-se também de tirar um tempo para você mesmo, fazer alguma coisa que você goste só por causa disso, porque te dá prazer e relaxa.

Em 2022, vamos entrar em um acordo: não precisamos ser produtivos a cada segundo do dia. Até porque descansar a cabeça também é uma estratégia de produtividade. 

Então é isso: faça coisas pelo prazer de fazê-las, não somente porque precisa fazê-las. 

6. Vamos vacinar

Como diz a campanha: vacina boa é vacina no braço. Seja a da Covid, a da Influenza ou qualquer outra do Plano Nacional de Vacinação.

Quando for vacinar, lembre-se de dormir bem antes e depois, hein? O sono tem um papel determinante na resposta imunológica do nosso organismo depois de ele ser inoculado. A gente explica nesse post especial: Por que você precisa dormir bem antes de tomar uma vacina.

Feliz 2022. Por aqui, a gente vai continuar publicando conteúdos para te ajudar a dormir melhor e ter uma vida muito mais saudável.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email