Muito mais que 8 horas : Quantas horas uma criança precisa dormir

22 de outubro, 2021

Muito mais que 8 horas : Quantas horas uma criança precisa dormir

O sono é parte fundamental da vida de uma pessoa, apesar de ser frequentemente menosprezado por muita gente. Para as crianças, a hora de dormir é ainda mais importante, já que diversos órgãos e funções dos seus corpos ainda estão em desenvolvimento. Então, quantas horas uma criança precisa dormir?

A importância do sono infantil

Antes de entender quantas horas uma criança precisa dormir, precisamos também entender a importância do sono nessa etapa da vida.

Que levante a mão quem nunca falou (ou ouviu) que as crianças crescem durante o sono. Na verdade não é exatamente assim, o que não quer dizer que a hora de dormir não seja essencial para o seu crescimento.

A produção do GH, conhecido como hormônio do crescimento, aumenta durante a noite. Já durante o dia, o GH é responsável por estimular a secreção de outro hormônio: o IGF-1, que tem importantes funções no organismo, como a absorção de nutrientes e síntese de proteínas nos ossos e nos músculos.

Ou seja, as crianças não crescem durante o sono, mas precisam dormir bem para crescer durante o dia.

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

Dormir bem ainda tem efeitos positivos no aprendizado de vocabulário (sobretudo os cochilos), humor, funções cognitivas e imunidade, além do controle da obesidade infantil, entre outros.

Quantas horas uma criança precisa dormir?

A resposta é: depende da idade. Não há como comprar as necessidades de sono de um bebê com um adolescente. Enquanto um recém-nascido pode dormir até 19 horas por dia, os de 17 anos podem ficar bem com sete horas por noite. 

Assim como com os adultos, as horas de sono das crianças variam de pessoa para pessoa. Evidentemente existem diretrizes e médias de acordo com a faixa etária, mas a necessidade real é algo bastante pessoal. 

Essas médias são calculadas com o objetivo de encontrar o tempo necessário de sono para preservar e melhorar a saúde.

Quantidade de horas de sono recomendadas para crianças

Esses valores não se tratam de sono ininterrupto. Além de ser inviável esperar que uma criança durma 12 horas seguidas, a soneca traz grandes benefícios para os pequenos como já mencionado anteriormente.

Antes dos seis meses de vida, não é sequer esperado que o bebê consiga dormir blocos maiores de seis horas. Esse é justamente o momento recomendada para que seja iniciado o treinamento do sono

As horas de sono da criança vs. o horário escolar

Esse é um dilema enfrentado no mundo todo: o horário escolar incompatível com o sono, sobretudo na adolescência, quando naturalmente sofremos um atraso na curva de melatonina.

Os adolescentes não vão dormir tarde porque querem, mas sim porque o cronotipo típico dessa faixa etária é mais noturno. Evidentemente os maus hábitos e o uso de aparelhos eletrônicos também têm um peso nisso, mas não é possível desprezar também a natureza do relógio biológico deles.

Em um estudo americano demonstrou-se que, cada vez que uma escola começa 15 minutos mais tarde, as crianças ganham uns minutos a mais de sono. As aulas mais cedo não antecipam o sono, mas as aulas mais tarde permitem que os alunos durmam mais. 

Isso faz com que as crianças acabem tentando “compensar” as horas de sono durante o fim de semana, acordando, em média, duas horas mais tarde aos sábados e domingos. Esse efeito é conhecido como jetlag social

Só que o sono não pode ser “compensado”. Os prejuízos do sono ruim durante a semana não são minimizados apenas porque em determinado dia dormiu-se a mais. 

Boa noite, criançada (e adolescentes, que não vão querer ser chamados de crianças).

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email