Saiba qual é a melhor posição para dormir

16 de abril, 2021

Saiba qual é a melhor posição para dormir

De tempos em tempos viraliza no Twitter uma imagem com várias posições para dormir, das mais comuns às mais bizarras. As pessoas vão respondendo como elas dormem. Uma imagem como essa abaixo.

E você, qual posição para dormir é a sua preferida? E mais do que isso, você sabe qual delas é a melhor para garantir que você durma bem e para a sua saúde?

Afinal, qual é a melhor posição para dormir?

A melhor posição para dormir é aquela que te garante o melhor sono. 

Assim como a temperatura ideal do chuveiro ou a quantidade de pó de café para uma boa xícara, a posição para dormir é uma questão de preferência pessoal.

Todas as posturas na cama trazem prós e contras que podem ir mudando ao longo da vida e de acordo com momentos ou condições de saúde. 

Você sabia, por exemplo, que para mulheres grávidas não é recomendado dormir de barriga pra cima? Daqui a pouco você vai entender o porquê.

Prós e contras das posições para dormir

Assim como a dureza do colchão, a escolha da posição para dormir deve levar em conta os seus resultados pessoais. Se você acorda com dores nas costas ou com o pescoço “travado”, é sinal de que algo está errado e de que ajustes precisam ser feitos. 

Este “algo errado” pode ser, por exemplo, o seu travesseiro. Mais do que limitar a escolha a um “mole demais” ou “duro que nem pedra”, é necessário que ele tenha altura para dar o suporte adequado para o seu pescoço e para a posição do seu sono.

Sim, cada posição tem um tipo de travesseiro mais adequado. A maciez é por sua conta. 

Infográfico Persono melhor posição para dormir
Clique para ampliar a imagem do Infográfico sobre a Melhor Posição para Dormir

Dormindo na posição supinada

A posição supinada nada mais é do que a popular “de barriga para cima”, com as costas e a parte anterior das pernas apoiadas no colchão. Ela é considerada por muitos médicos uma das melhores posições para dormir justamente por esse apoio.

Ao se deitar com as costas para baixo, a gravidade cumpre o papel de manter o corpo centrado na coluna espinhal, que fica menos pressionada e não passa por grandes contorcionismos durante a madrugada. 

Outra vantagem dessa posição é para a pele, uma vez que ela evita a fricção do rosto com a fronha e que os produtos de skincare sejam absorvidos pelo tecido.  

A contra-indicação de dormir de barriga pra cima fica para aquelas pessoas com dores na lombar ou que sofram de apneia obstrutiva do sono, que pode se intensificar quando se cai no sono assim. Mulheres grávidas também devem evitar a posição supinada pelo mesmo motivo: ela está associada a mais eventos de dessaturação de oxigênio.

3 dicas para dormir de barriga pra baixo

1. Olhando pra cima. Evite virar a cabeça para o lado ao escolher essa posição para dormir. Isso tensiona o pescoço e pode gerar dores.

2. Travesseiros devem apoiar bem o pescoço e a cabeça, evitando posições desconfortáveis para ela.

3. Preencha o vazio. Não hesite em posicionar uma pequena almofada ou travesseiro sob os joelhos, a lombar e outros espaços vazios entre o seu corpo e o colchão. O conforto faz toda a diferença.

Dormir de bruços

Posição para dormir pronada, de bruços ou “de barriga pra baixo”. Tanto faz o nome que você use, estamos falando da mesma coisa.

Estima-se que apenas 17% da população caia no sono assim e os médicos agradecem. A recomendação é que essa posição seja evitada pela maioria das pessoas, já que tensiona a coluna e o pescoço e pressiona as juntas dessas mesmas áreas.

Por outro lado, dormir de bruços pode beneficiar pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco. A posição também pode diminuir o ronco e aliviar sintomas de apneia do sono leve.

Recém-nascidos e bebês de até um ano de idade nunca devem ser colocados com a barriga apoiada no berço. O sono de bruços acelera os batimentos cardíacos e aumenta o risco de morte súbita infantil. 85% dos casos acontecem quando a criança está nesta posição.

3 dicas para dormir melhor de barriga para baixo

1. Opte por um travesseiro fino. Ele evita que você aumente a pressão e a tensão no pescoço e ombros.

2. Apoio é tudo. Já para diminuir a tensão na coluna, a sugestão é colocar um travesseirinho também fino abaixo do abdômen e da cintura.

3. Pernas pra baixo. A contorção da cintura e lombar necessárias para que você tenha uma das pernas recolhidas pode ocasionar dores no dia seguinte.

E dormir de lado, pode?

Pode, ainda mais se for do lado esquerdo. 

Dormir de lado, com as pernas esticadas e apoiado do lado esquerdo do corpo é excelente para pessoas com problemas gástricos, já que diminui a incidência de azia e refluxo. Isso acontece porque estômago e intestinos estão voltados à esquerda, facilitando a passagem dos alimentos por eles graças à ação da gravidade. 

O lado esquerdo também é bom para o coração porque impede o bloqueio da artéria aorta.

Assim como o sono de bruços, o lateral também reduz potencialmente o ronco e alguns sinais de apneia.

Dormir de lado, porém, e neste caso quaisquer dos lados, pode causar tensão nos ombros e gerar dor na mandíbula com ramificações por toda a cabeça, além de “adormecer” o braço e potencialmente aumentar as rugas no rosto.

3 dicas para dormir bem de lado

1. Se conseguir escolher, opte pelo lado esquerdo. Ficam claros os benefícios para a saúde de apoiar o corpo sobre o lado esquerdo durante a noite.

2. Travesseiros para o pescoço… Dê preferência a modelos mais altos, que dão suporte à cabeça sem que o pescoço fique pendendo para o lado.

3. E para as pernas… Posicione um travesseiro pequeno e fino entre as pernas para aumentar o conforto delas. Se quiser, também é sugerido que se apoie a coluna. 

Sono em posição fetal

Você é daquelas pessoas que dormem “encolhidas”, parecendo um pacotinho de presente? É a chamada posição fetal.

Ela é altamente recomendada para pessoas com hérnia de disco porque a posição de lado e com as pernas guardadas reduz a torção na coluna e alivia a dor nas juntas. 

Isso além dos mesmos benefícios do sono de lado. É preciso apenas ter cuidado para não “apertar” em excesso o corpo e acabar tensionando demais os músculos. Ao invés de uma manhã com energia, você terá que lidar com dores pelo corpo.

3 dicas para dormir bem na posição fetal

1. Relaxe. Encolher as pernas alivia a pressão na coluna, mas pode tensionar o corpo mais do que o necessário.

2. Do lado esquerdo, de preferência. Todos os benefícios de dormir apoiado do lado esquerdo também acontecem para quem escolher a posição para dormir fetal.

3. Não esqueça do pescoço. Busque um travesseiro que permita apoio à cabeça sem que ela fique inclinada, o que acontece com aqueles muito baixos.

Como saber se você dorme na posição correta?

Se você acorda bem, revigorado e disposto é sinal de que a posição para dormir que você escolheu é a mais adequada. 

É importante apenas ficar atento aos riscos que ela pode trazer para a sua saúde e, se necessário, pouco a pouco ir ajustando a postura. 

Por exemplo, se você tem acordado com muita dor nas costas, dormir de bruços não é recomendado. Só que passar a dormir de lado não é um processo simples. Comece colocando travesseiros dos dois lados do corpo. Assim você simula a segurança que a barriga apoiada no colchão proporciona.

Na dúvida, converse com um profissional de saúde. Pode ser aquele médico do dia a dia, um ortopedista ou um fisioterapeuta. Todos eles podem te ajudar a escolher a sua melhor posição para dormir.

Boa noite e sobretudo bom dia sem dores no corpo.

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