Dormir de bruços: prós, contras e dicas para uma boa noite de sono

20 de maio, 2022

Dormir de bruços: prós, contras e dicas para uma boa noite de sono

Dormir de bruços: prós, contras e dicas para uma boa noite de sono

Já vimos aqui no Persono os benefícios de dormir de lado e descobrimos se dormir de conchinha faz mal ou não. Neste post vamos conhecer os benefícios e problemas em dormir de bruços. Também vamos responder se a posição é recomendável para gestantes. 

A posição também, conhecida como pronada ou de barriga para baixo, não é a mais recomendada pelos especialistas, mas eles podem ficar tranquilos. Pesquisa divulgada pela National Library of Medicine mostra que apenas 10% do tempo que passamos na cama é nessa posição

Mas por que dormir de bruços não é o mais recomendado? E existem vantagens para quem dorme nessa posição?

As vantagens de dormir de barriga para baixo

Vale lembrar que a melhor posição para dormir é aquela que garante uma boa noite de sono. Todas elas terão prós e contras. No caso de dormir de bruços, os beneficiados são as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco.

A posição também possibilita amenizar o ronco. Quem sofre de apneia do sono leve pode ter os sintomas amenizados ao dormir nessa posição.

+ Leia Mais: Distúrbios respiratórios do sono

Quem está grávida pode dormir de bruços?

A hora de dormir é um dos vários desafios da gravidez. Quanto mais a barriga cresce, se tornam mais incômodos os movimentos na cama para encontrar uma posição confortável. O mais curioso é que as gestantes têm uma posição preferida para pegar no sono e os especialistas recomendam outra. Spoiler: nenhuma das duas é de barriga para baixo. 

Uma pesquisa feita pelas Universidades de Michigan e do Sul da Austrália mostrou que a maioria das mulheres grávidas preferem pegar no sono de barriga para cima. Já a posição recomendada para mulheres grávidas dormirem é de lado, de preferência do lado esquerdo com os joelhos dobrados. Essa posição: 

  • Melhora o fluxo sanguíneo entre o coração, feto, útero e rins;
  • Alivia a pressão no fígado;
  • Facilita o bombeamento do coração, pois evita que o bebê exerça pressão sobre a veia que leva sangue das pernas de volta para o coração.

Os contras de dormir de bruços

Como falamos lá no começo, dormir de barriga para baixo não é o mais recomendado pelos especialistas e médicos. Três grupos de pessoas, em particular, devem evitar a posição. Já citamos um deles: as grávidas. Os outros dois são pessoas com dores no pescoço e nas costas e quem se preocupa com rugas. Mas o que acontece?

  • Ao deitar de bruços, geralmente viramos o pescoço em um ângulo de 90 graus, causando um desalinhamento que pode evoluir para dores; 
  • A posição é a que menos fornece apoio para as costas, consequentemente a coluna sofre mais pressão e a pessoa pode acordar com dores;
  • Ao dormir de bruços, pressionamos o rosto contra o travesseiro, a cama ou qualquer outra superfície, resultando no aparecimento de rugas.
  • Quem usa produtos de skincare para dormir também pode manchar lençóis e travesseiros.

+ Leia Mais: Saiba qual é a melhor posição para dormir

Como ficar confortável de bruços

Mas se não é uma posição recomendada e eu só durmo assim, como fico mais confortável? Ao dormir de bruços, algumas dicas podem ser seguidas para procurar amenizar os contras de passar a noite nessa posição. Se você gosta de dormir de barriga para baixo busque fazer o seguinte:

  • Quando deitar na cama role cuidadosamente sobre o estômago – em inglês, dormir de bruços é uma posição geralmente conhecida como stomach (estômago) sleeping position;
  • Use um travesseiro fino sob os quadris e o abdômen. Ele vai deixar a coluna mais uniforme e aliviar a pressão.
  • Escolha um travesseiro plano ou durma sem um, pois vai ajudar a evitar que você incline o pescoço para cima ou para trás deixando a coluna mais desconfortável e desalinhada; 
  • Coloque um travesseiro ou uma toalha enrolada sob a testa para criar espaço suficiente para respirar entre a boca e o colchão, caso você durma com a cabeça voltada para o colchão.
  • Mantenha as pernas para baixo. Ao fazer a contorção da cintura e lombar que é necessária para recolher uma das pernas, você pode acordar com dores no dia seguinte.

Se você dorme de bruços e está procurando ter um sono melhor, desejamos que nossas dicas te ajudem a ter uma boa noite!

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