Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

24 de junho, 2022

Por que dormir de barriga para cima?

Por que dormir de barriga para cima?

Dormir de barriga para cima parece ser a posição mais natural. Afinal, é comum ficar deitado na cama com as costas para o colchão quando estamos acordados. Até assistimos nos filmes e séries os personagens dormindo perfeitamente alinhados de barriga para cima, dando a ideia de que passaram a noite toda daquele jeito.

Na verdade, pouco mais de 30% do tempo que ficamos na cama é de barriga para cima. Também conhecida como posição supinada, ela é a segunda preferida das pessoas para dormir. No pódio, dormir de barriga para cima ganha da posição de barriga para baixo e perde da lateral. Assim como as outras duas, ela tem seus benefícios e desconfortos.

+ Leia mais: Saiba qual é a melhor posição para dormir

Por que dormir de barriga para cima?

A posição supinada pode até ficar com a medalha de prata, mas ela garante as seguintes vantagens:

1 – Evita rugas

Talvez dormir de barriga para cima seja a fórmula da juventude, pelo menos para o rosto. É que essa é a única posição que não contribui para o surgimento de rugas. Já quando passamos a noite na cama de lado ou de barriga para baixo, o rosto pressiona o travesseiro. Com o tempo, essas posições causam enrugamento.

2 – Alinha a coluna

Além de manter o rostinho mais jovem, dormir de barriga para cima promove o alinhamento da coluna. Mas atenção: o tipo de travesseiro e colchão contribuem muito para isso. Se eles estiverem muito velhos, essa posição pode se tornar incômoda. Um estudo coreano mostrou que dormir de barriga para cima também alivia dores no pescoço.

3 – Melhora azia ou refluxo

Pessoas que sofrem de azia ou refluxo podem se beneficiar da posição supinada. Pesquisadores indianos fizeram um estudo com pacientes diagnosticados com esses dois problemas. Basta elevar um pouco a cabeça para aliviar os sintomas de azia e refluxo, melhorando a qualidade da noite de sono.  

Incômodos ao dormir de barriga para cima  

Quem já sofre de dores na lombar pode se incomodar com a posição supinada. Ela também não é ideal para quem tem colchões e travesseiros velhos. O ideal é um colchão e travesseiros finos que consigam manter a coluna alinhada.

Outra desvantagem em dormir de barriga para cima é que a posição pode provocar roncos e apneia do sono. As gestantes devem evitar essa posição, pois ela está mais relacionada a problemas de dessaturação de oxigênio. É mais recomendável para as mulheres grávidas dormir de lado.

+ Leia mais: Exercícios de yoga que ajudam a dormir

Dicas para dormir de barriga para cima

Se você acredita que dormir de barriga para cima será melhor para suas noites de sono, é preciso seguir algumas dicas para tirar melhor proveito dessa posição. Já dando um spoiler: será preciso usar mais travesseiros do que você imagina.  

1 – Use um travesseiro para a lombar

Quem sofre com dores na lombar pode usar um travesseiro na parte de baixo das costas. O ideal é que o travesseiro não seja muito grande ou grosso, pois pode piorar o incômodo nessa região do corpo.

2 – Use um travesseiro para os joelhos

Um pequeno travesseiro sob os joelhos garante mais conforto para quem quer dormir de barriga para cima. Eles devem ficar um pouco flexionados. Os travesseiros na lombar e nos joelhos ajudarão a apoiar seu corpo em áreas com curvas naturais e podem mudar a pressão das costas.

3 – Olhe para cima

Durma olhando para cima. Virar a cabeça de lado pode tensionar o pescoço e acabar gerando dores. 

Apesar da escolha da posição para dormir ser bem pessoal, afinal a posição ideal é a que garante o melhor sono para você, fique atento se estiver sentindo dores no corpo. Incômodos podem ser sinais de que está na hora de trocar de posição para dormir. Qualquer dúvida converse com seu médico. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email