Dormir bem está na moda: Sono é tendência 2021 do Pinterest

07 de janeiro, 2021

Dormir bem está na moda: Sono é tendência 2021 do Pinterest

Dormir está na moda. Quem está dizendo isso não somos somente nós, do Persono, mas um estudo de tendências feito pelo Pinterest.

A rede social de compartilhamento de fotos e criação de quadros de inspiração da Cold Brew Labs publicou uma série de relatórios sobre os termos mais buscados e inseridos nos boards de seus usuários. O de sono leva o nomeZzz time is the new me timeou “A hora do sono é a nova hora de cuidados pessoais”, em tradução livre.

Cuidados com o sono são o novo autocuidado. As rotinas da hora de dormir estão mais luxuosas do que jamais estiveram. Dos acessórios para casa criados exclusivamente para o sono (blends de aromas para difusores) a treinos esportivos para acelerar o sono, as pessoas vão ficar mais atentas aos seus regimes de descanso“, explica o relatório.

Para as marcas, o Pinterest sugere que elas ajudem os “Pinners” a transformar seus quartos em “santuários do sono”, ou seja, não somente vender produtos, mas mostrar o sono como algo essencial para o bem-estar físico e mental.

As 5 tendências do sono de acordo no Pinterest

Além de considerar dormir bem como um de seus temas “da moda”, o time de dados do Pinterest foi mais além e divulgou quais as buscas relacionadas ao sono na sua própria plataforma e quais estão em maior tendência de crescimento. Confira:

Afirmações noturnas para dormir bem

Para muitas pessoas, uma das grandes dificuldades em pegar no sono reside no stress. Há diferentes maneiras de se desconectar do mundo e esquecer dos problemas para poder descansar como se merece. Alguns preferem escrever uma lista de tarefas para o dia seguinte ou os seus pensamentos e sentimentos.

Por outro lado, há quem prefira os mantras, ou as tais afirmações noturnas. Elas são frases de motivação que ajudam a relaxar, tais como “eu sou grato pelo dia de hoje” ou “eu estou calma e tranquila”.

No Pinterest, a busca por imagens com essas afirmações têm aumentado 100% todos os anos e está bombando em países como Austrália e Canadá.

Blend de aromas e difusor para dormir

Há diversos estudos científicos que mostram os benefícios da aromaterapia para dormir e relaxar, além de ajudar no tratamento de doenças. No Brasil, a ANVISA ainda reconhece os produtos que utilizam essa técnica como de uso cosmético, mas desde 2018 o SUS (Sistema Único de Saúde) passou a indicá-la.

Em uma investigação na UFSj – Universidade Federal de São João del-Rei, a química Bárbara Alves estudou especificamente a Lavanda (Lavandula angustifolia) para quadros de ansiedade. Ela comparou 15 estudos sobre as funcionalidades do óleo essencial da planta e concluiu que ela pode sim ser efetiva no tratamento da ansiedade.

Além da Lavanda, outros aromas considerados bons para o sono são camomila, bergamota (mexerica / tangerina) e ylang ylang.

Treinos antes de dormir

Afinal, fazer exercícios físicos antes de dormir atrapalha o sono? Bem, depende dos exercícios físicos. 

Em um estudo promovido pelo professor de Educação Física Marco Tulio de Mello da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – foi detectado que movimentar-se à noite promove a liberação de substâncias relaxantes no organismo. Ele alerta, porém, que “o corpo leva até duas horas para voltar ao ritmo e temperatura normais”

O ideal, portanto, é que os exercícios de média ou grande intensidade sejam realizados algum tempo antes de ir para a cama. Antes de se deitar, o ideal é optar por movimentos leves e de alongamento. Nada de cardio ou musculação, afinal, o objetivo é relaxar.

É por esse caminho que a tendência do Pinterest anda, com uma série de boards totalmente dedicados ao assunto, que a cada ano cresce 300% nas buscas.

Yoga para dormir

Já que estamos falando em exercícios… A busca por yoga para dormir mereceu um destaque especial no Pinterest. Também pudera, ela cresce 90% ao ano na plataforma.

Assim como os outros exercícios físicos, o yoga deve ser evitado em suas versões mais intensas mais perto da hora do sono. Escolha movimentos mais suaves e de relaxamento. Precisa de sugestões de poses? Aqui você encontra.

Pijama de seda

Talvez a busca mais inusitada das tendências de sono do Pinterest. Os pijamas de seda são confortáveis, estilosos, estão voltando à moda e ainda são excelentes para fotos, ou seja, a cara da rede social.

Mas você sabia que a seda também tem benefícios para a pele? O tecido é mais frio que o algodão e capaz de manter a respiração da pele, evitando a quebra de colágeno, retardando a formação de rugas e diminuindo a aparência dos poros.

Conheça mais benefícios da seda no Blog da marca irmã do Persono, a MMartan.

E aí, qual das tendências do sono é a sua preferida? Deixe seu comentário aqui nesse post ou nas nossas redes sociais.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email