TESTE: Saiba se você deve comprar um monitor de sono

12 de janeiro, 2022

TESTE: Saiba se você deve comprar um monitor de sono

Quem é leitor frequente do Blog do Persono com certeza já leu algumas vezes essa frase, mas nunca é demais repetir: não existe vida saudável sem sono de qualidade. E a única maneira de saber se o sono é de qualidade é medindo o sono, o que felizmente hoje em dia já podemos fazer desde casa, graças à tecnologia que criou o monitor de sono.

Mas comprar um monitor de sono é um investimento importante, até porque não dá pra comprar qualquer aparelho que diga que analisa o seu descanso sem comprovação científica ou validação técnica. Aliás, essa é a primeira dica para quem já decidiu garantir o seu sleep tracker: conferir se o produto foi testado e aprovado por entidades respeitadas.

Se você ainda está na dúvida de comprar ou não o seu, preparamos um teste especial para te ajudar nessa decisão. O teste é totalmente gratuito. 

Faça o teste: Será que eu deveria comprar um monitor de sono?

Teste de compra de monitor de sono

O que é exatamente um monitor de sono?

O monitor de sono, ou aparelho de monitoramento de sono ou ainda sleep tracker, é um aparelho acoplado com uma tecnologia cujo objetivo é monitorar e analisar o sono de uma pessoa. Em sua essência, ele é uma tecnologia não invasiva e que pode ser usada em casa, sem necessidade de acompanhamento médico.

Ao contrário da polissonografia, exame por excelência da medicina do sono, o monitor de sono não te prende à cama ou a fios e permite que você se movimente livremente durante a noite. Por outro lado, ele não é um exame médico, como a polissonografia, geralmente feita em ambiente hospitalar. 

A maioria dos modelos disponíveis atualmente são em formato de relógio, como a actigrafia, outro exame médico, mas existem opções mais confortáveis, sem contato direto do corpo com o aparelho. É o caso do travesseiro Persono, o primeiro com um sensor monitor de sono que vem embutido nas camadas internas do travesseiro. Você nem lembra que ele está por lá.

Geralmente, esses trackers caseiros usam um acelerômetro, aparelho que detecta os movimentos durante a noite e aplica as informações captadas em um algoritmo capaz de analisar dados como tempo e a qualidade do sono. E, sim, eles são confiáveis.

Motivos para você comprar um monitor de sono

Se mesmo depois de fazer o teste você ainda está em dúvida se deveria comprar um monitor de sono para chamar de seu, a gente lista aqui alguns motivos para você começar a medir o seu sono.

Para saber se você está dormindo bem de verdade, você precisa medir seu sono

Até a ciência tem dificuldades para definir o que significa dormir bem, tanto que não existe uma definição exata, mas sim um conjunto de evidências. Essas evidências podem ser medidas. São elas:

Além disso, o monitor de sono ajuda a coletar evidências e entender porque seu sono é da maneira que é. Perceber quando você dorme mal é relativamente simples, mas determinar o porquê disso é mais difícil. O tracker facilita.

Monitoramento contínuo

A maior das vantagens do monitor do sono para um exame de polissonografia é a continuidade que ele permite. Enquanto a polissonografia é feita em apenas uma noite e em ambiente geralmente desconhecido, o sleep tracker caseiro é usado todos os dias. 

Isso permite uma visão mais ampla sobre a qualidade do sono, tanto para você quanto para o seu médico de confiança, com quem você pode compartilhar os resultados. 

Dependendo da marca escolhida, a acurácia desses equipamentos é altamente eficaz, alguns deles equiparáveis aos actígrafos. 

Promoção da qualidade do sono

Ter um sono regular é tão importante quanto dormir a quantidade de horas de sono recomendadas.Por regularidade entende-se “dormir e acordar todos os dias no mesmo horário”. Isso inclui finais de semana e feriados. 

Mas sabe porque ser regular é tão essencial? Porque gera felicidade, tranquilidade e bem-estar no dia seguinte. Nem precisa de mais, mas tem.

Ao monitorar o sono, uma pessoa ganha visão de longo prazo sobre as horas que dorme e acorda, o que permite ajustes na rotina. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email