Como as bebidas alcoólicas atrapalham o sono

28 de dezembro, 2020

Como as bebidas alcoólicas atrapalham o sono

Você é o tipo de pessoa que toma um vinho à noite? Ou mesmo quaisquer bebidas alcoólicas, achando que está fazendo bem para a saúde ou auxiliando no sono? Se sua resposta foi sim, ou se você conhece alguém que faz isso, fique atento às informações deste post.

Para começar, de acordo com um estudo divulgado pela revista JMIR Mental Health, o consumo de bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir pode prejudicar a qualidade do seu sono em até 40%.

E se você não se assustou com os dados acima, sugiro que leia este artigo. Ele fala sobre distúrbios de sono e suas consequências. Aproveite e veja abaixo como as bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde do seu sono.

Você não está dormindo, você está sedado!

De acordo com o cientista inglês, professor de neurociência e pesquisador do sono, Matthew Walker, o álcool é um tipo de sedativo – e a sedação é bem diferente do sono.

Consumir bebidas alcoólicas antes de dormir te deixará num estado de desligamento dos disparos das células cerebrais. Você pode até confundir esse estado com sono, mas, ao acordar, terá a sensação de que não dormiu nada porque, de fato, não dormiu completamente.

E é aí que entram as consequências de uma noite mal dormida. De acordo com a Doutora Andrea Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, dormir menos do que 6 horas gera um comportamento futuro de prejuízos cardiovasculares, metabólicos e cerebrovasculares.

O sono parcelado

Beber antes de dormir também faz com que você acorde com mais frequência durante o sono. Um artigo da Sleep Foundation explica que:

“As pessoas que bebem antes de dormir frequentemente sofrem interrupções mais tarde em seu ciclo de sono, pois as enzimas hepáticas metabolizam o álcool. Isso também pode causar sonolência diurna excessiva e outros problemas no dia seguinte.”

Além de não ser nada agradável ter interrupções durante o sono, o hábito de consumir bebidas alcoólicas antes de dormir pode trazer consequências no dia seguinte.

As bebidas alcoólicas bloqueiam o sono REM

Matthew Walker também explica que o álcool pode anular o sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), a fase do sono que sonhamos. Ela tem um papel importante na consolidação de memórias, saúde mental, emoções e criatividade

Insônia e o ciclo vicioso

Por conta da interrupção do sono e bloqueio do sono REM, pessoas que costumam consumir bebidas alcoólicas antes de dormir podem sentir os sintomas de insônia.

A insônia é um distúrbio do sono relacionado a diferentes problemas. São eles: dificuldade de pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite ou perder o sono muito cedo e não conseguir voltar a dormir.

Além disso, os sintomas da insônia fazem com que essas pessoas se sintam muito sonolentas no dia seguinte. Então é muito comum o consumo de estimulantes e cafeína durante o dia, gerando diversos efeitos no organismo que serão “amenizados” adivinha com o que? Sim, com a bebida alcoólica à noite.

Apneia do sono

Como se não bastassem todas essas consequências ao sono, a Sleep Foundation também relata que consumir bebidas alcoólicas antes de dormir aumenta em 25% o risco de apneia do sono.

“Alguns estudos sugeriram que o álcool contribui para a apnéia do sono porque faz com que os músculos da garganta relaxem, o que cria mais resistência durante a respiração. Isso pode exacerbar os sintomas da apneia obstrutiva do sono (OSA) e levar a episódios respiratórios perturbadores, bem como a roncos mais intensos.”

Por falar em ronco, esses estudos também associaram o consumo de bebidas alcoólicas com o ronco pesado. Isso vale mesmo para pessoas sem o diagnóstico de apneia do sono.

Então você não deve consumir álcool à noite?

Calma! Vamos finalizar o texto com uma notícia não tão ruim: de acordo com um estudo da National Center for Biotechnology Information, devemos parar de consumir bebidas alcoólicas pelo menos 4 horas antes de dormir. Isso reduz os riscos do álcool afetar o seu sono.

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