7 Livros sobre sono que você precisa conhecer

26 de fevereiro, 2021

7 Livros sobre sono que você precisa conhecer

Há algumas semanas, indicamos no Blog do Persono alguns filmes e documentários sobre sono na Netflix pra você maratonar à vontade. Quem segue a gente aqui ou nas redes sociais curtiu tanto as dicas que decidimos ir além e seguir dando sugestões culturais para aprender e passar o tempo. Dessa vez, vamos falar de livros sobre sono.

E aqui não tem A Bela Adormecida não! Nesta lista você vai conhecer algumas obras que trazem informações valiosas para quem quer entender mais sobre o sono e os benefícios que dormir bem traz. 

7 livros sobre sono 

Em todos os livros você vai encontrar um link para a editora da publicação, para a leitura da obra ou contatos do autor mencionado.

1. Por que nós dormimos – Matthew Walker

Não dá pra falar de livros sobre sono sem falar na obra de Matthew Walker, professor de Neurologia e Psicologia, diretor do Laboratório do Sono e Neuroimagem da Universidade da Califórnia – Berkeley e uma das maiores autoridades em sono do mundo.

Dividido em quatro partes, o livro do professor Walker explica sob várias perspectivas a importância do sono, os benefícios obtidos com ele e o que representa para a sociedade no século XXI, viciada em dispositivos eletrônicos e cada vez mais acostumada com remédios para dormir. Isso a ponto de “vender” o sono como se fosse um medicamento em determinado trecho da obra.

Cientistas descobriram um novo tratamento revolucionário que fará você viver por mais tempo. Ele melhora a memória e o torna mais criativo. Deixa você mais atraente, o mantém magro e reduz o desejo por comida. Protege contra o câncer e a demência. Diminui o risco de sofrer ataques cardíacos e derrame cerebral, sem falar do diabetes. Você se sentirá mais feliz, menos deprimido e menos ansioso. Está interessado?

É o que o sono faz pelas pessoas e que, se fosse vendido em farmácias, seria um best seller, mas que “na vida real” acaba negligenciado por muita gente.

A edição brasileira de “Por Que Nós Dormimos” tem um prefácio escrito por Sidarta Ribeiro, Professor titular do Instituto do Cérebro da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Porque Nós Dormirmos – Matthew Walker, com tradução de Maria Luiza X. de A. Borges – 2018 – Editora Intrínseca.

2. O oráculo da noite – Sidarta Ribeiro

E por falar no Professor Sidarta… Por que existem os sonhos? Para que servem? Eles têm algum significado importante? Essas são algumas das perguntas que ele faz no livro “O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho”.

Na obra, o leitor é convidado a passear na história do sonho, desde o Egito e Grécia antiga, passando pela cultura ameríndia, que preservou exemplos muito bem documentados das “profecias” que eram tão respeitadas que guiavam povos inteiros.

O professor Sidarta, ex-secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), analisa o sonho por meio de debates com visões da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia. 

O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho – Sidarta Ribeiro – 2019 – Cia. Das Letras

3. Eat, Move, Sleep – Tom Rath

A saúde é sustentada por três pilares: a alimentação, os exercícios físicos e o sono. Pequenas adaptações em cada um deles podem gerar grandes mudanças para uma pessoa. Esse é o conceito de Eat, Move, Sleep (Comer, Mexer, Dormir, em tradução livre), bestseller do The New York Times do americano Tom Rath.

Escrito em estilo conversacional, o livro apresenta ideias práticas e cientificamente provadas encontradas por Rath em suas pesquisas. O objetivo é ajudar os leitores a tomar decisões mais conscientes nos três campos indicados no título. No fim, unir todos eles leva a uma vida melhor e mais saudável. 

A revista literária americana Kirkus define Eat, Move Sleep como “bem escrito e detalhadamente pesquisado, esse guia prega um olhar abrangente sobre o nosso estilo de vida. (…) O Guia é claro e facilmente usável”

Eat, Move, Sleep – Tom Rath – 2013 – Editora Missionday (em inglês)

4. The Sleep Revolution – Arianna Huffington 

O nome da greco-americana Arianna Huffington com certeza lhe é familiar, certo? Isso tem um motivo: ela é cofundadora e editora-chefe do site The Huffington Post, que ganhou como título o seu sobrenome de casada (ela o manteve mesmo depois do divórcio).

Em The Sleep Revolution: Transforming Your Life, One Night at a Time (A Revolução do Sono: Transformando a Sua Vida, Uma Noite por Vez, em tradução livre), Arianna explora as últimas descobertas científicas sobre o descanso noturno e os sonhos, fala sobre medicamentalização do sono e apresenta dicas de profissionais de como conseguir dormir melhor e de modo mais restaurador. 

Arianna usa a sua história pessoal para contar o que ela chama de “Era de Ouro” do sono, em que a medicina sabe cada vez mais sobre a importância dele.

The Sleep Revolution: Transforming Your Life, One Night at a Time – Arianna Huffington – 2016 – Penguin Random House (em inglês)

5. O Método TB12 – Tom Brady

O astro do futebol americano, vencedor de sete Super Bowls e marido da supermodelo Gisele Bündchen também é conhecido por ser muito regrado com o seu sono. Até pijamas desenvolvidos especialmente para ele existem!

Em O Método TB12, uma referência à numeração de sua camisa de jogo, Brady apresenta o programa de treinos e estilo de vida que fez dele o melhor jogador de football de todos os tempos na opinião de grandes especialistas no esporte.

O livro é definido por sua editora, a Intrínseca, como uma “bíblia atlética”, com regras de  hidratação, nutrição, exercícios de maleabilidade muscular e orientações para o repouso pleno do corpo, tanto para atletas profissionais como amadores.

O Método TB12 – Tom Brady, com tradução de Alexandre Raposo, Isabella Pacheco, Thaís Paiva – 2018 – Editora Intrínseca

6. Cronotipos Humanos – Leandro Lourenção Duarte

Para quem quer um olhar mais acadêmico em um livro sobre sono, a dica é a publicação brasileira Cronotipos Humanos, do professor e pesquisador Leandro Lourenção Duarte, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Quase 13 mil pessoas de diferentes regiões do Brasil participaram do processo de pesquisa da obra respondendo o Questionário de Horne e Ostberg (ou Questionário de Cronotipo). O resultado é uma visão extensa sobre o padrão de distribuição de cronotipagem em relação à posição geográfica, idade e gênero no Brasil. Um documento e tanto.

Cronotipos Humanos foi lançado apenas em versão ebook e está disponível gratuitamente no site da UFRB. Clique aqui para fazer o download.

Cronotipos Humanos – Leandro Lourenção Duarte – 2018 – Ed. UFRB

7. It’s Never Too Late to Sleep Train – Craig Campanary

Pais e mães sabem: a chegada de um bebê muda o ritmo de sono de uma casa. Despertares de madrugada, noites interrompidas por meses a fio… Isso sem falar na preocupação constante com o recém-nascido.

O Dr. Craig Campanary é um pneumologista pediatra especializado em sono infantil, mas quando seu primeiro filho nasceu ele descobriu a “diferença vital, que às vezes é abismal, entre o que é ser um pai ‘perfeito’ daqueles que saem em livros e o que realmente funciona na vida real“, em suas próprias palavras.

It’s Never Too Late to Sleep Train: The Low-Stress Way to High-Quality Sleep for Babies, Kids and Parents (Nunca é Tarde Demais para Treinar o Sono: O Caminho Sem Stress para um Sono de Alta Qualidade para Bebês, Crianças e Pais, em tradução livre) parte daí para ajudar pais e mães a criarem uma rotina de sono saudável e restauradora para os filhos, dos seis meses aos seis anos.

It’s Never Too Late to Sleep Train: The Low-Stress Way to High-Quality Sleep for Babies, Kids, and Parents – Craig Campanary – 2019 – Rodale Press Books (em inglês)

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