Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

30 de abril, 2024

Ruído marrom: o que é e a diferença em relação a outros ruídos

Ruído marrom: o que é e a diferença em relação a outros ruídos

Aqui no Persono já falamos sobre o uso de sons para ajudar a pegar no sono. É o caso de ASMR e ruídos brancos. Os dois são tipos de sons diferentes. O que ouvir para dormir vai do gosto de cada pessoa. Mas essas não são as únicas opções. Existem ainda o que seriam variações do ruído branco, entre elas o ruído marrom e o ruído rosa.

Neste post, vamos falar mais sobre o ruído marrom, sua diferença em relação a outros tipos de ruído e se ele pode beneficiar a qualidade do sono.

+ Leia Mais: Cronotipo animal: o que é e qual é o seu

O que é ruído marrom?

O nome desse ruído, também conhecido como ruído vermelho, vem de Robert Brown, um botânico escocês que descobriu o “movimento browniano”, que seria a forma como grãos de pólen suspensos na água “dançam” sob um microscópio. De acordo com especialistas, o ruído marrom imita esse movimento, com sinais sonoros que mudam de forma aleatória.

O ruído marrom é um tipo de som que contém uma ampla gama de frequências, semelhante ao ruído branco, porém com uma distribuição diferente. Enquanto o ruído branco é mais uniforme em todas as frequências audíveis, o marrom diminui à medida que a frequência aumenta. Essa alteração acaba resultando em um som mais suave e menos áspero.

O ruído marrom pode ser representado, por exemplo, por trovões estrondosos, cachoeiras e chuva pesada.

Diferença entre ruído marrom e outros ruídos

Ruído Branco vs. Ruído Marrom

O ruído branco é composto por frequências de igual intensidade em todas as faixas audíveis, enquanto o ruído marrom tem uma queda na intensidade à medida que as frequências aumentam. Enquanto o ruído branco pode parecer mais estridente e penetrante, o ruído marrom é percebido como mais suave e relaxante.

Ruído Rosa vs. Ruído Marrom

O ruído rosa é semelhante ao ruído branco, mas com uma distribuição de energia mais equilibrada em todas as frequências audíveis. O barulho do vento, de uma chuva leve e do rio são exemplos desse tipo de ruído. Por outro lado, o ruído marrom tem uma distribuição de energia que diminui à medida que as frequências aumentam, proporcionando um som mais natural e calmante.

Como o ruído marrom auxilia no sono

O ruído marrom viralizou no TikTok. De acordo com os usuários dessa rede social, ele ajuda a dormir. Cientificamente falando, enquanto alguns poucos estudos encontraram evidências limitadas dos benefícios do ruído branco para o sono, ainda há pouca investigação sobre o ruído marrom e a hora de dormir. 

Assim como outros ruídos, ele ajuda a “mascarar” sons ambientes que podem atrapalhar o sono, como barulho do trânsito, de vizinhos ou até mesmo de aparelhos eletrônicos. Ao criar um ambiente sonoro consistente, ele ajuda a diminuir a sensibilidade a ruídos externos.

Em uma reportagem do jornal norte-americano New York Times, especialistas afirmam que se alguma terapia de ruído funcionar para você, não há problema em usá-la.

+ Leia Mais: Dormir pouco ou virar a noite: o que é melhor?

Sons para dormir

Se você procura um tipo de som para escutar enquanto tenta pegar no sono, saiba que existe uma diversidade, como falamos no começo do post. Tem quem goste de deitar na cama e ouvir músicas. A musicoterapia ajuda na qualidade do sono, alivia a dor e diminui os sintomas de ansiedade. 

Outro poder que a música tem é o de melhorar a percepção que temos do próprio sono. Ela causa efeitos positivos na sonolência, latência, duração e eficiência do sono.

Outras pessoas preferem áudios de relaxamento e meditação guiada. No Persono temos vários no nosso canal do Spotify. A meditação guiada ajuda a diminuir a latência do sono e a melhorar a qualidade do descanso.

Não deixe de procurar um médico do sono se você sente que não dorme bem mesmo utilizando sons para dormir.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email